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Cesar Benjamin explica “por que agora”

Cesar Benjamin, que escreveu o artigo em que relata que Lula lhe confessara ter tentado violar um companheiro de cela, volta ao assunto nesta quarta em novo texto. Ou mais propriamente: ele expõe as razões de seu artigo original e responde a uma pergunta que muita gente fez: “Por que agora?” O texto é primoroso […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 16h18 - Publicado em 2 dez 2009, 15h44

Cesar Benjamin, que escreveu o artigo em que relata que Lula lhe confessara ter tentado violar um companheiro de cela, volta ao assunto nesta quarta em novo texto. Ou mais propriamente: ele expõe as razões de seu artigo original e responde a uma pergunta que muita gente fez: “Por que agora?”

O texto é primoroso – entre outros motivos porque Benjamin escreve muito bem. A análise que ele faz das motivações que embalam o filme hagiográfico “Lula, O Filho do Brasil” é impecável.

Benjamin é um homem de esquerda. Eu não sou – e o que escrevo naquele post enorme desta madrugada diz por que não. Certamente temos pontos de vista absolutamente distintos sobre como aumentar o quociente de felicidade e bem-estar dos brasileiros. Mas o que escreve sobre o filme-propaganda coincide exatamente com o que penso.

Impecável, sim, no conteúdo, acho que o artigo responde com eficiência a pergunta “Por que agora?”, mas ainda é incapaz de responder “por que SÓ agora?” A informação é importante demais para ter ficado tanto tempo guardada. E, especulo apenas, ser Benjamin um homem de esquerda pode explicar em parte o seu silêncio até a semana passada. Não sei em que medida considerou que tocar, antes, no assunto correspondia a misturar esferas pública e privada; quando percebeu a tramóia hagiográfica, deu-se conta de que aquele evento nunca fora privado e sempre dissera respeito à vida pública.

Abro uma exceção e reproduzo o seu artigo na íntegra – a esta altura, ele já circula na rede.

*
DEIXO de lado os insultos e as versões fantasiosas sobre os “verdadeiros motivos” do meu artigo “Os Filhos do Brasil”. Creio, porém, que devo esclarecer uma indagação legítima: “por quê?”, ou, em forma um pouco expandida, “por que agora?”. A rigor, a resposta já está no artigo, mas de forma concisa. Eu a reitero: o motivo é o filme, o contexto que o cerca e o que ele sinaliza.

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Há meses a Presidência da República acompanha e participa da produção desse filme, financiado por grandes empresas que mantêm contratos com o governo federal.
Antes de finalizado, ele foi analisado por especialistas em marketing, que propuseram ajustes para torná-lo mais emotivo.

O timing do lançamento foi calculado para que ele gire pelo Brasil durante o ano eleitoral. Recursos oriundos do imposto sindical -ou seja, recolhidos por imposição do Estado- estão sendo mobilizados para comprar e distribuir gratuitamente milhares de ingressos. Reativam-se salas pelo interior do país e fala-se na montagem de cines volantes para percorrerem localidades que não têm esses espaços. O objetivo é que o filme seja visto por cerca de 5 milhões de pessoas, principalmente pobres.

Como se fosse pouco, prepara-se uma minissérie com o mesmo título para ser exibida em 2010 pela nossa maior rede de televisão que, como as demais, também recebe publicidade oficial. Desconheço que uma operação desse tipo e dessa abrangência tenha sido feita em qualquer época, em qualquer país, por qualquer governante. Ela sinaliza um salto de qualidade em um perigoso processo em curso: a concentração pessoal do poder, a calculada construção do culto à personalidade e a degradação da política em mitologia e espetáculo. Em outros contextos históricos isso deu em fascismo.

O presidente Lula sabe o que faz. Mais de uma vez declarou como ficou impressionado com o belo “Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, que narra o impacto dos primeiros filmes na mente de uma criança. “O Filho do Brasil” será a primeira -e talvez a única- oportunidade de milhões de pessoas irem a um cinema. Elas não esquecerão.

Em quase oito anos de governo, o loteamento de cargos enfraqueceu o Estado. A generalização do fisiologismo demoliu o Congresso Nacional. Não existem mais partidos. A política ficou diminuída, alienada dos grandes temas nacionais. Nesse ambiente, o presidente determinou sozinho a candidata que deverá sucedê-lo, escolhendo uma pessoa que, se eleita, será porque ele quis. Intervém na sucessão em cada Estado, indicando, abençoando e vetando. Tudo isso porque é popular. Precisa, agora, do filme.

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Embalado pelas pré-estreias, anunciou que “não há mais formadores de opinião no Brasil”. Compreendi que, doravante, ele reserva para si, com exclusividade, esse papel. Os generais não ambicionaram tanto poder. A acusação mais branda que tenho recebido é a de que mudei de lado. Porém os que me acusam estão preparando uma campanha milionária para o ano que vem, baseada em cabos eleitorais remunerados e financiada por grandes grupos econômicos. Em quase todos os Estados, estarão juntos com os esquemas mais retrógrados da política brasileira. E o conteúdo de sua pregação, como o filme mostra, estará centrado no endeusamento de um líder.

Não há nada de emancipatório nisso. Perpetuar-se no poder tornou-se mais importante do que construir uma nação. Quem, afinal, mudou de lado? Aos que viram no texto uma agressão, peço desculpas. Nunca tive essa intenção. Meu artigo trata, antes de tudo, de relações humanas e é, antes de tudo, uma denúncia do círculo vicioso da extrema pobreza e da violência que oprime um sem-número de filhos do Brasil. Pois o Brasil não tem só um filho.

Reitero: o que escrevi está além da política. Recuso-me a pensar o nosso país enquadrado pela lógica da disputa eleitoral entre PT e PSDB. Mas, se quiserem privilegiar uma leitura política, que também é legítima, vejam o texto como um alerta contra a banalização do culto à personalidade com os instrumentos de poder da República. O imaginário nacional não pode ser sequestrado por ninguém, muito menos por um governante.

Alguns amigos disseram-me que, com o artigo, cometi um ato de imolação. Se isso for verdadeiro, terá sido por uma boa causa.

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