Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Castelo de Areia e ilegalidades

A operação Castelo de Areia, que investiga suposto pagamento de propina pela empreiteira Camargo Correa, pode envolver mais de 200 políticos e nada menos de sete partidos – entre eles, como não poderia deixar de ser, estão os quatro grandes: PT, PSDB, PMDB e DEM. O Ministério Público Federal pediu investigação de 14 obras tocadas […]

A operação Castelo de Areia, que investiga suposto pagamento de propina pela empreiteira Camargo Correa, pode envolver mais de 200 políticos e nada menos de sete partidos – entre eles, como não poderia deixar de ser, estão os quatro grandes: PT, PSDB, PMDB e DEM.

O Ministério Público Federal pediu investigação de 14 obras tocadas pela empresa em diversos estados. Até aí, muito bem. Se há empreiteira no meio, querem muitos, então há sacanagem. Que se investigue tudo, como sempre. Os que acham que só investigações contra os petistas me animam talvez esperem de mim aplausos entusiasmados ao que está em curso. Manchete da Folha de hoje diz que Adhemar Palocci, irmão do ex-ministro Antonio Palocci, é um dos suspeitos. Então vamos lá: pau no PT!!!

Reitero: que se investigue tudo; que se punam os culpados. Mas que esse caso é recheado de notas de surrealismo, ah, lá isso é.

Em primeiro lugar, note-se que o caso está sob sigilo de justiça, embora presente em todos os becos e  em  todas as bocas, com nomes sendo vazados aqui e ali. Conforme a empreiteira informa em nota divulgada hoje, os próprios acusados ainda não sabem direito do que são… acusados!

Na nota, diz a empresa: “A Camargo Corrêa está convicta da licitude da sua conduta e espera ter acesso a essas informações para que possa fazer sua defesa, direito que constitui base fundamental de um Estado democrático.”

É claro que a empreiteira não se diria culpada, sei disso muito bem. Mas é um absurdo que o jornalismo saiba antes do que são acusados A ou B – antes mesmo que seus advogados tenham ciência do processo. Hoje é com eles, leitor amigo; amanhã, pode ser com você. Sempre que o devido processo legal é desrespeitado, o que se promove é mais ilegalidade, não necessariamente justiça. Até porque as tais ilegalidades acabarão contando a favor dos investigados e podem até amenizar a situação dos culpados.

Sabem o mais curioso? Escrevo isso aqui desde que o ministro da justiça era Márcio Thomaz Bastos, quando operações e vazamentos dessa natureza começaram a virar rotina sob o pretexto de se combater a impunidade.

Bastos não é mais ministro da Justiça. Hoje, ele é advogado da Camargo Correa. Combate, agora como profissional muitíssimo bem-pago, uma máquina que ajudou a criar e práticas que ajudou a consolidar.

Engraçado, não? Ele mudou de lado no balcão. Eu não mudei. E continuo a escrever o que sempre escrevi. Poderia, tolamente, brincar de empatar o jogo; lembrar que o PT é acusado no caso da Castelo de Areia,assim como o DEM é acusado em Brasília.

Mas estou entre aqueles chatos que acreditam que, numa democracia, a ilegalidade, mesmo contra eventuais criminosos, não colabora com a legalidade. A ilegalidade, ainda que contra os “homens de mal”, atinge sempre os homens de bem. Não adianta: por mais popular e consensual que seja aplaudir certas transgressões, não contem comigo. PS – Ah, sim: imprensa não tem nada com isso; tem mais é de publlicar o que tem. A questão é saber quem é responsável por manter o sigilo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Excellent post. I used to be checking constantly this weblog and I am
    impressed! Very useful information specially
    the last section 🙂 I handle such information much. I used to be seeking this certain info
    for a long time. Thank you and good luck.

    Curtir

  2. I got this web site from my friend who shared with me about this
    web page and now this time I am browsing this website and reading very informative posts here.

    Curtir

  3. Hmm it appears like your website ate my first comment (it was extremely long)
    so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying
    your blog. I as well am an aspiring blog blogger but I’m still new to the whole thing.
    Do you have any recommendations for rookie blog writers?
    I’d genuinely appreciate it.

    Curtir

  4. I have fun with, result in I discovered exactly what I
    used to be looking for. You’ve ended my four day lengthy hunt!
    God Bless you man. Have a nice day. Bye

    Curtir

  5. แจกเครดิตฟรี เต็มๆที่นี่เว็บของพวกเราเท่านั้น สำหรับท่านที่สนใจการหารายได้ออนไลน์ในแบบที่ท่านต้องการ
    ในแบบเกมส์ออนไลน์ คาสิโน ซึ่งจะช่วยทำให้คุณบันเทิงใจกับการหารายได้ออนไลน์บนโทรศัพท์เคลื่อนที่ แล้วก็หาเงินออนไลน์ ได้จริงเพียงจากเว็บของเราแค่นั้น
    สำหรับผู้ที่อยากหารายได้ออนไลน์ ขอเสนอแนะเว็บที่ให้บริการการแทงบอล คาสิโน บอล ที่พร้อมให้ท่านได้บันเทิงใจแน่นอน ทั้งการพนันบอลที่มีโอกาสแทงฝั่งชนะ ได้มากกว่าการแทงหวยซะอีก การเล่นเกมส์รูเล็ตหมุนวงล้อให้ได้แจ็คพ๊อต
    โบนัส ที่จะทำให้ท่านได้เงินมากกว่าเดิม และก็สนุกไปกับมัน รวมถึงการเล่นบาคาราที่ยังคงมีความน่าดึงดูดใจนิรันดร สำหรับในการเสี่ยงดวง

    Curtir

  6. I read this paragraph completely about the resemblance of latest and preceding technologies, it’s amazing article.

    Curtir