Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Atos de resistência e um convite

O que os ministros do Supremo, afinal de contas, estavam e estão julgando? Nada mais do que os métodos a que recorreu um partido para pôr em prática um projeto de poder. Gilmar Mendes deu destaque ontem a um depoimento de Delúbio Soares — que, à diferença de Jefferson, por exemplo, não teria qualquer interesse […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 07h40 - Publicado em 10 out 2012, 07h11

O que os ministros do Supremo, afinal de contas, estavam e estão julgando? Nada mais do que os métodos a que recorreu um partido para pôr em prática um projeto de poder. Gilmar Mendes deu destaque ontem a um depoimento de Delúbio Soares — que, à diferença de Jefferson, por exemplo, não teria qualquer interesse em acusar Dirceu ou em se acusar — em que ele confessa, com todas as letras, que manter unida a base (e a grana era só um meio para isso) era fundamental para os planos de expansão petistas.

Eis aí o país dos petralhas. Eis algumas das práticas que venho denunciando há alguns anos. A cultura política que essa gente tentou engendrar, abarcando as mais diversas áreas da experiência social e intelectual, está retratada em “O País dos Petralhas II – O Inimigo Agora é o mesmo”. À diferença do que disse certo bobalhão, não se trata de um livro contra Lula ou mesmo de que este seja a personagem principal.

A personagem principal de “O País dos Petralhas II”, nos capítulos que debatem política, ideologia, cristofobia, drogas, aborto ou cotas raciais (entre muitos outros assuntos), é a indigência intelectual protagonizada por esta “nova elite”. O que faço ali é propor a resistência à vigarice e à mistificação.

Renovo o convite aos leitores de Brasília. Eu os aguardo para o lançamento do livro na cidade no dia 16 de outubro, próxima terça-feira, às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Brasil.

Próximos lançamentos agendados
Curitiba
08/11 – Livrarias Curitiba, do Shopping Estação

Porto Alegre
20/11 – Livraria Cultura do Bourbon Shopping

Florianópolis
28/11 – Livrarias Catarinense, do Continente ParkShopping

Texto publicado originalmente às 4h32
Continua após a publicidade
Publicidade