Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Após desdobramentos da ação da PF, Álvaro Dias sugere criação de CPI

Por Maria Lima , no Globo: Sem maioria sequer para vencer a blindagem do governo e aprovar a convocação dos envolvidos no escândalo da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal (PF), o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), anunciou nesta segunda-feira a disposição de defender, na bancada do seu partido, a criação da […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 07h17 - Publicado em 4 dez 2012, 06h45

Por Maria Lima , no Globo:
Sem maioria sequer para vencer a blindagem do governo e aprovar a convocação dos envolvidos no escândalo da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal (PF), o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), anunciou nesta segunda-feira a disposição de defender, na bancada do seu partido, a criação da CPI de Rosemary Noronha, para investigar as denúncias sobre a venda de pareceres fraudulentos por autoridades do governo federal. No discurso, fez duros ataques também ao governo da presidente Dilma Rousseff. “ Esse é um governo desonesto! Esse é um governo desavergonhado! Esse não é um governo, mas é um desgoverno para a infelicidade do Brasil!”, disse o senador.

O PSDB decidiu apertar o cerco aos envolvidos depois do encontro da Executiva do partido com prefeitos e lideranças políticas liderados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em Brasília. Dias disse que chegou a hora do Congresso cumprir sua parte na Operação Porto Seguro. Quando estourou o escândalo do mensalão, o PSDB e outros partidos de oposição foram criticados por não ousar pedir o impeachment do ex-presidente Lula.

“Nós não estamos cumprindo o nosso dever. Sem dúvida esse escândalo vergonhoso, que emporcalha a imagem do Brasil no exterior, já com repercussão na imprensa internacional, esse escândalo de baixo nível, que expõe uma postura descabida de quem preside o País, antes e agora. Porque os fatos são anteriores, mas se repetiram durante esses últimos anos em que está na Presidência da República a senhora Dilma Rousseff. Ensejaria, sim, a instalação de uma CPI no Senado Federal”, defendeu Álvaro Dias, atacando também a presidente Dilma, nova estratégia do partido.

O próprio Alvaro Dias reconhece a dificuldade de aprovar a criação de uma CPI desta natureza, e pode ser acusado de estar buscando holofotes. Se for uma CPI só do Senado, o tucano precisará do apoio de parlamentares da base para conseguir as 27 assinaturas de apoio a seu requerimento. “Vamos buscar dos governistas dignos a sua assinatura para que possamos instalar a comissão. Ou dizer à opinião pública quem concorda com esse macro sistema promíscuo onde se instalou um balcão de negócios para governar, onde se premiam desonestos, e mostrar aqueles que não concordam com isso”, discursou o líder, completando: “Teria essa quadrilha – é suposição, não é afirmação – contaminado o processo de privatização dos aeroportos brasileiros? Seria essa quadrilha responsável pelo resultado da licitação? O desdobramento das investigações deve, certamente, levar em conta essa suspeição. É preciso investigar.”
(…)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.