Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Alckmin e a prova de autoridade: espionagem no shopping derruba diretor do DHPP

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), deu uma prova de autoridade — e está de parabéns por isso! — e afastou, nesta segunda-feira, Marco Antonio Desgualdo do comando do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). O motivo oficialmente alegado pela Delegacia Geral da Polícia Civil, da qual ele próprio já foi […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 16h51 - Publicado em 14 mar 2011, 18h59

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), deu uma prova de autoridade — e está de parabéns por isso! — e afastou, nesta segunda-feira, Marco Antonio Desgualdo do comando do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). O motivo oficialmente alegado pela Delegacia Geral da Polícia Civil, da qual ele próprio já foi o chefe, é “quebra de lealdade”.

Segundo reportagem da VEJA desta semana (leia post aqui), ele integrou o grupo de delegados que requisitou ao Shopping Higienópolis imagens do circuito interno em que Antonio Ferreira Pinto, secretário de Segurança, se encontra com o repórter Mário Cesar Carvalho, da Folha. Dias depois, reportagem do jornalista denunciava a venda de dados sigilosos por um funcionário da Segurança, o sociólogo Túlio Kahn, que foi demitido. Os adversários de Ferreira Pinto na polícia usaram as imagens para acusá-lo de ser a fonte da reportagem, tentando desestabilizá-lo. Por que ele precisaria se encontrar pessoalmente com o repórter e em local público é um desses mistérios inexplicáveis da acusação.

Desgualdo teria negado integrar o grupo que foi pessoalmente ao shopping em busca da fita, mas admitido que sabia da operação. Mesmo assim, não informou seus superiores  — e um deles é o próprio Ferreira, alvo da espionagem ilegal.

“Nós agiremos com absoluta firmeza e responsabilidade nesse caso. Então, se alguém desvirtuou seu exercício policial nesse caso, vai ser punido. Agora, vamos aguardar, até por respeito à Comissão Corregedora, aguardar o término desse trabalho.”

É o caminho para que a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, apesar de todas os problemas, continue a ser um exemplo para o resto do país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.