Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Alckmin e a espionagem: haverá conseqüências

“Vamos aguardar a secretaria. O que aconteceu são duas coisas: o shopping não deveria ter dado a fita, e, quem pediu, em nome da polícia, também não poderia fazê-lo”. A fala acima é do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ele afirmou que a Secretaria de Segurança Pública anunciará medidas como reação à espionagem de […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 12h36 - Publicado em 11 mar 2011, 19h42

“Vamos aguardar a secretaria. O que aconteceu são duas coisas: o shopping não deveria ter dado a fita, e, quem pediu, em nome da polícia, também não poderia fazê-lo”.

A fala acima é do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ele afirmou que a Secretaria de Segurança Pública anunciará medidas como reação à espionagem de que foi vítima o secretário Antonio Ferreira Pinto. Imagens do circuito interno do Shopping Higienópolis mostram um encontro entre o secretário e um repórter da Folha, que publicou, dias depois, uma reportagem segundo a qual o então titular da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da secretaria, Túlio Kahn, era sócio de uma consultoria que venderia dados considerados sigilosos. Khan foi demitido.

Áreas da polícia que fazem oposição a Ferreira usaram as imagens como evidência de que teria sido ele a passar as informações para o jornalista da Folha, numa iniciativa óbvia para desestabilizá-lo.

Pouco importa o conteúdo da conversa do secretário com o repórter. Não cabe especulação a respeito. Grave é o fato de um secretário de estado estar sendo espionado. Grave é o fato de pessoas que se identificaram como “policiais” terem conseguido a fita ao arrepio da lei. Grave é o fato de o livre exercício do trabalho da imprensa, protegido pela Constituição, ter passado por um óbvio constrangimento.

Que Alckmin vá até o fim nessa história, em nome da legalidade e da autoridade!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.