Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Agora quem manobra é o Conselho de Ética, que não aceita resultado pró-Cunha; STF terá de resgatar a moralidade

Tudo indica que será o tribunal a pôr um fim à pantomima de Cunha, agora que até o Conselho que se quer o moralista da história está a fazer bobagem

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 30 jul 2020, 22h33 - Publicado em 8 jun 2016, 16h19

Convenham: a esculhambação no Conselho de Ética da Câmara, agora, é promovida pelos adversários de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O Conselho cancelou a sessão prevista para esta quarta, que votaria o parecer do relator Marcos Rogério (DEM-RO), pela cassação do mandato do Presidente afastado da Casa.

A decisão foi tomada pelo presidente do colegiado, o deputado José Carlos Araújo (PSD-BA). Questionado pela imprensa sobre os motivos que levaram à suspensão dos trabalhos, Araújo admitiu que adiou a votação porque “era clara a vitória” do peemedebista: “É muito importante que termine logo, agora vocês querem o quê? Que termine e que Eduardo Cunha seja absolvido? É isso que vocês querem?”

Araújo também não é o portento moral que alardeia, né? Não custa lembrar que ele votou contra o envio da denúncia contra Dilma ao Senado. Vale dizer: achou que ela tinha condições de continuar na Presidência da República.

A votação do relatório já havia sido suspensa ontem pelo mesmo motivo. O Conselho de Ética se reúne novamente na próxima terça-feira, dia 14, quando deve, enfim, votar o parecer de Marcos Rogério.

Ontem, a deputada Tia Eron (PRB-BA), faltou à sessão. Como seu suplente, Carlos Marun, do PMDB do Mato Grosso do Sul, é pró-Cunha, o presidente do Conselho decidiu encerrar os trabalhos. Caso fosse realizada a votação, Cunha venceria por 11 votos a 9.

Continua após a publicidade

Vamos ver: Cunha se tornou notório por usar os dispositivos regimentais que tem à mão para tentar se safar. E seus adversários não hesitaram e acusaram “manobra”. O que se tem aí, claramente, é uma manobra, mas agora contra o acusado.

Vamos ser claros? A chance de Cunha se livrar na Câmara segue sendo razoável. Parece-me que seu destino pode e deve ser selado pelo Supremo Tribunal Federal.

O conjunto da obra é vergonhoso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.