Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Vereador que atacou Paulo Gustavo é expulso do Cidadania

Donaldo Seling disse odiar casamentos homoafetivos e citou o ator, que estava hospitalizado

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 jun 2021, 15h13 - Publicado em 9 jun 2021, 13h29

O vereador Donaldo Seling, de Maripá (PR), foi expulso do Cidadania nesta terça-feira por ter feito declarações homofóbicas em discurso na Cãmara da cidade, no último dia 3 de maio. Na fala, ele criticou o casamento entre o médico Thales Bretas e o ator e comediante Paulo Gustavo, que estava hospitalizado. O artista morreu no dia seguinte, em decorrência da Covid-19.

A decisão foi tomada pelo Diretório Estadual do partido no Paraná, que aprovou por unanimidade dos presentes o relatório da Comissão de Ética da legenda recomendando a expulsão do parlamentar.

Seling usou seu pronunciamento para homenagear o Dia das Mães, que seria comemorado dias depois, e citou a fala de uma colega, que deu “parabéns as mães e aos pais que são mães”. E na sequência passou a destilar o que o próprio classificou como ódio a “esse tipo de coisa”.

“Tivemos esses dias notícias de uma mãe e uma madrasta que mataram uma criança, de seis anos”, iniciou o vereador, antes de citar o caso de Paulo Gustavo.

“Aí você vê uma notícia, em primeira mão sempre nos celulares e na televisão, um ator Gustavo, é Gustavo, é homem, né?, internado com Covid e seu marido torcendo pela melhora dele. Então nós estamos tendo um desentendimento, na minha opinião. Essa coisa moderna não serve para mim. O marido e o outro é marido também. Nós não podemos pregar esse tipo de coisa. Tem que saber quem que seria a mulher dos dois, pra poder agradecer ou no dia dos pais”, declarou.

Continua após a publicidade

O parlamentar prosseguiu criticando a veiculação de “matérias nesse estilo, querendo mudar uma geração criada por Deus”.

“Gente, nós não podemos perder realmente o que há no coração de uma mãe, o que há de mais bonito, uma família unida. Pai e mãe, não marido com marido, ou marida com marida. Não sei como é que fala essa porcaria, de tanto que eu odeio isso. Então é triste de você ver falar. Sou da época que homem é homem, mulher é mulher. Feliz dia das mães que são mães”, concluiu Seling.

O parecer sobre o caso no Cidadania aponta que as declarações agridem frontalmente o Estatuto do partido “e seus programas na luta por uma sociedade mais justa, paritária e respeitosa, principalmente das minorias em todas as suas frentes de representação”.

“Essa atitude além de criar uma exposição negativa diante da sociedade brasileira, extrapola a função para o qual o vereador foi eleito e principalmente compromete a luta e os programas partidários do Cidadania 23 que atua em defesa das minorias que há anos lutam por dignidade e respeito, em especial as comunidades LGBTI+”, diz o relatório aprovado pelo partido.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.