Tomógrafo instalado em igreja na Rocinha ainda não funciona
Lideranças comunitárias querem que Justiça faça perícia para saber por que equipamento está parado
Três semanas após ter sido inaugurado, o Centro de Imagem da Rocinha, construído dentro de uma Igreja Universal do Reino de Deus, ainda não está funcionando. A unidade abriga um tomógrafo para atender pacientes da comunidade do Rio de Janeiro que estejam com coronavírus.
Nesta quinta-feira, os autores de uma ação popular que questionava a instalação do equipamento no estacionamento do templo religioso voltaram a provocar a Justiça sobre o funcionamento do tomógrafo.
No documento, Danilo Firmino, coordenador do Coletivo Fala Subúrbio, e Victor Almeida, pedem uma perícia técnica no local. De acordo com o documento apresentado à 15ª Vara de Fazenda Pública do Rio, o recém-instalado tomógrafo teria queimado por uma ligação errada.
A construção do Centro de Imagem da Rocinha no estacionamento da Igreja Universal foi mantida pela prefeitura do Rio mesmo após decisões da Justiça suspendendo a instalação do tomógrafo no local. Segundo a administração de Marcelo Crivella, o lugar foi escolhido por já contar com “a infraestrutura adequada”.
ATUALIZAÇÃO, às 16h45: A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio procurou o Radar para dizer que “o tomógrafo da Rocinha está funcionando desde o dia 22, e já realizou 10 exames”. O Radar mantém a informação.