Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Relatório cita Alexandre Garcia como propagador de fake news

Renan Calheiros defende 'adoção de medidas para evitar a proliferação e livre atuação de disseminadores de fake news'

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 out 2021, 12h23 - Publicado em 20 out 2021, 11h34

O relatório de Renan Calheiros, lido na CPI da Pandemia nesta quarta, oferece um longo e rico apanhado da atuação de canais bolsonaristas propagadores de fake news nas redes sociais.

A lista de jornalistas alinhados ao bolsonarismo, que propagaram notícias falsas durante a pandemia é longa e oferece um perfil pessoal de cada personagem. Alexandre Garcia, o mais conhecido entre eles, por exemplo, é citado da seguinte forma:

“O jornalista foi um dos mais empenhados em mudar a imagem do governo federal durante o combate a pandemia. Fez vídeos, textos e publicações em suas redes sociais divulgando o tratamento precoce, questionando número de mortes na pandemia. Fez críticas ao uso de máscaras e ao isolamento social”, diz o relatório.

O documento defende a responsabilização futura de todos os personagens que espalharam fake news durante a emergência sanitária. “A lista de desinformação encontrada e publicada por esses sites não deixa dúvidas sobre a necessária  responsabilização futura desses agentes e a adoção de medidas para evitar a proliferação e livre atuação de disseminadores de fake news, escondidos sob os valiosos princípios constitucionais da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão”, diz o relatório.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.