Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Relatora das Fake News quer prisão para quem divulgar dados sobre crianças

Deputada Lídice da Mata quer punição para quem pratica o "doxxing", prática de pesquisar e divulgar dados privados nas redes

Por Evandro Éboli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 ago 2020, 09h22 - Publicado em 25 ago 2020, 08h26

Relatora da CPMI das Fake News, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou um projeto que mexe na Lei do Bullying, de 2017, e introduz a punição para a prática do “doxxing”.

A expressão significa a prática de se obter dados privados de uma pessoa e torná-los públicos na web, por meios diversos, a exemplo do que ocorreu no caso da menina de 10 anos, vítima de um estupro, e que teve sua identidade revelada nas redes sociais.

Não apenas a identidade. Foi publicado o local e o hospital onde ela foi submetida a procedimento de interrupção da gravidez.

ASSINE VEJA

Aborto: por que o Brasil está tão atrasado nesse debate
Aborto: por que o Brasil está tão atrasado nesse debate Leia nesta edição: as discussões sobre o aborto no Brasil, os áudios inéditos da mulher de Queiroz e as novas revelações de Cabral ()
Clique e Assine

O projeto prevê pena de reclusão de 2 a 4 anos para quem divulgar por qualquer meio dados de criança e de adolescentes vítimas ou testemunhas de quaisquer violências.

A proposta da deputada prevê o direito da criança ou adolescente pleitear a exclusão de informações pessoais de sites de pesquisa ou de notícias que possam causar-lhes constrangimentos ou danos psicológicos, firmando uma tese já aplicada nos tribunais superiores, o chamado Direito ao Esquecimento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.