Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Previdência complementar da Petrobras na mira de advogados

Cerca de 250 ações tramitam na Justiça do Trabalho questionando o equacionamento do Petros PPSP

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 out 2020, 17h32

Escritórios de advocacia estão tentando criar artificialmente um mercado de ações trabalhistas para atrair participantes do plano Petros PPSP, previdência complementar da Petrobras. Tais escritórios têm arrebanhado clientes dentre os aposentados prometendo que a Petrobras será obrigada a pagar a parte que cabe aos participantes no equacionamento do plano.

Essas ações começaram no Espírito Santo e vêm proliferando em outros estados. Já são cerca de 250 ações, sendo que em mais de uma centena as liminares foram negadas e em ações já julgadas foi reconhecida a incompetência da Justiça do Trabalho para julgar esse tipo de processo de acordo com orientação do STF.

O que os escritórios não avisam aos futuros clientes é que, de acordo com a nova legislação trabalhista, as despesas processuais são impostas ao reclamante em caso de derrota da ação.

O déficit de um plano de previdência privada, conforme a legislação, deve ser saneado pela patrocinadora e participantes, na proporção das suas contribuições normais (via de regra 50% para cada uma dessas partes), em prol da sustentabilidade do sistema de previdência complementar. No caso do Plano Petros, em 2015 foi superado o limite tolerável de déficit, o que acarretou a obrigatoriedade de ser elaborado um Plano de Equacionamento do Déficit (PED). Esse Plano de Equacionamento já foi questionado na Justiça Comum e o STJ reconheceu a sua validade, determinando a suspensão de todas as liminares e o restabelecimento das contribuições do participante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.