Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Prefeitura do Rio irá adotar a polêmica figura do “informante do bem”

Medida consta nas ações a serem implementadas por Marcelo Calero, futuro secretário de Integridade Pública

Por Evandro Éboli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 21 dez 2020, 14h18

Além de medidas como exigir do servidor que apresente lista de bens que usufrui no seu dia a dia, o futuro secretário de Integridade Pública da Prefeitura do Rio, o deputado Marcelo Calero, pretende adotar um expediente que gerou polêmica e muita resistência no Congresso Nacional.

Trata-se da instituição da figura do “informante do bem”. Constitui na denúncia feita por algum servidor de algo que ele observa e tem conhecimento na sua área de atuação. E, claro, informa a um superior que tem poder para agir nesses casos.

“É algo que existe nos Estados Unidos, no qual a pessoa é protegida e premiada. Muitas vezes as pessoas têm medo de retaliação por ter feito a coisa certa. Vamos adotar, com a devida regulamentação. Não será uma caça às bruxas, não será macarthismo para um incriminar o outro. É um instrumento idôneo para combater a corrupção e valorizar os que são íntegros”, disse Calero ao Radar.

O deputado foi eleito deputado em 2018 tendo como mote de campanha um episódio que protagonizou quando foi ministro da Cultura no governo de Michel Temer. Ele acusou o então poderoso ministro Geddel Vieira Lima de pressioná-lo a convencer o Iphan a liberar a obra de um prédio de luxo onde ele adquiriu um apartamento, em Salvador (BA).

Geddel foi condenado por improbidade administrativa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.