Prefeitura de São Paulo quer guarani como segunda língua oficial da cidade
Projeto prevê incentivo do uso e aprendizado do idioma em escolas, documentos públicos e campanhas institucionais do município
O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) enviou à Câmara Municipal um projeto para tornar a língua guarani o idioma ‘cooficial’ da cidade.
Parada desde julho no Legislativo, a proposta prevê o incentivo do uso e do aprendizado do guarani nas escolas e nos meios de comunicação, especialmente nos territórios indígenas do município, além de garantir a produção de documentos públicos e campanhas publicitárias institucionais em ambas as línguas — português e guarani.
O texto também determina a disponibilização de tradutor, quando necessário, para “evitar ações de caráter discriminatório” e disciplina, ainda, a organização de censo demográfico da população indígena a cada cinco anos pela prefeitura.
De acordo com o último Censo do IBGE, a população guarani no estado de São Paulo era de 4.138 pessoas em 2010 — cerca de 6% do total de guaranis em todo o Brasil.
Na cidade de São Paulo, uma das principais aldeias da etnia é a Tekoa Pyau, no Jaraguá, zona noroeste, com aproximadamente 600 indígenas.
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’
O que diz a primeira pesquisa presidencial após a prisão de Bolsonaro
A reação de Damares à ordem para Bolsonaro cumprir a pena na sede da PF
Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado







