Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

PGR é contra pedido de Baldy para tornar Kajuru réu

Secretário licenciado de Transportes de SP, que virou réu por corrupção, acusa senador das práticas de injúria e difamação

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 ago 2020, 13h31 - Publicado em 25 ago 2020, 12h33

A PGR voltou a se manifestar contra o pedido do secretário – licenciado – dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, para que o senador Jorge Kajuru vire réu pelos crimes de injúria e difamação.

Baldy acionou o STF após uma série de postagens feitas por Kajuru, ainda em 2019, acusando o secretário de cometer irregularidades no Detran. Com base no princípio da imunidade parlamentar, o ministro Celso de Mello recusou a queixa-crime apresentada pelo secretário de São Paulo, e ele, então recorreu.

O caso está na Segunda Turma do STF. No último 18 de agosto, a PGR voltou a se manifestar. Nas declarações reproduzidas por Baldy na ação penal, Kajuru se refere ao rival político como “bandido”, “malandro goiano” e “rei do toma lá dá cá” – entre outras expressões.

Mas o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, concordou com Celso: “O abalado desate de uma gestão e as escolhas pelo discurso descontrolado de agentes políticos que se estranham não oferece a via da seara criminal almejada pelo agravante/querelante”, no caso, Baldy.

Continua após a publicidade

E explicou: “O argumento ad hominem é dos mais pobres no debate qualificado, mas sua presença na disputa política mais depende de sua reprovação pelo eleitorado do que de rechaça pelo Judiciário”. Em tempo: na semana passada, Baldy virou por corrupção após ser denunciado pela Lava-Jato do Rio.

ASSINE VEJA

Aborto: por que o Brasil está tão atrasado nesse debate
Aborto: por que o Brasil está tão atrasado nesse debate Leia nesta edição: as discussões sobre o aborto no Brasil, os áudios inéditos da mulher de Queiroz e as novas revelações de Cabral ()
Clique e Assine
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.