Clique e assine a partir de 9,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Manoel Schlindwein. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Para Mourão, Brasil corre risco de perder o Amapá para a França

Vice-presidente fez afirmação num seminário sobre a Amazônia, de militares para militares: "não podemos permitir isso".

Por Evandro Éboli - Atualizado em 7 nov 2019, 16h10 - Publicado em 7 nov 2019, 15h10

Os militares e suas concepções sobre a Amazônia. Em um seminário sobre a região, de militares para militares, o vice-presidente Hamilton Mourão levantou uma preocupação que assusta: a possibilidade de o Brasil perder o Amapá para a França. Isso mesmo. Via Guiana Francesa.

Para Mourão, o Amapá não está integrado plenamente a nós.

“Quero chamar a atenção sobre a situação do Amapá. O Amapá é uma ilha. Não está efetivamente integrado ao território nacional. Se olharmos o Amapá e a Guiana Francesa, eles constituem um conjunto. E vamos lembrar que a Guiana Francesa é a presença da União Europeia na América do Sul. Com todas as consequências que isso pode ter. Nós, brasileiros, não podemos permitir que o Amapá seja atraído para a França. Tem que estar aqui, na nossa mão”, disse Mourão num seminário no Congresso, na sexta-feira passada.

O vice falou da necessidade de integrar o Amapá por rodovias. E lembrou ainda que blocos de exploração do pré-sal na região foram arrematados por uma empresa francesa.

A plateia era exclusivamente de militares.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade