Para inglês ver
Na terceira semana de dezembro, o governo jactou-se de ter conseguido um saldo comercial de 1 bilhão de dólares. Beleza. Mas foi à custa de um velho truque que o governo usa. Conhecido como Repetro, é um regime aduaneiro que consiste em exportar uma plataforma de petróleo que nunca saiu e nem sairá do Brasil. […]
Na terceira semana de dezembro, o governo jactou-se de ter conseguido um saldo comercial de 1 bilhão de dólares. Beleza. Mas foi à custa de um velho truque que o governo usa.
Conhecido como Repetro, é um regime aduaneiro que consiste em exportar uma plataforma de petróleo que nunca saiu e nem sairá do Brasil.
Assim, o governo pôde contabilizar a “exportação” de uma plataforma de extração de petróleo no valor de 1,1 bilhão de dólares – e o que era para ser vermelho passa a ser azul da cor do mar. Não há, ressalte-se, ilegalidade na operação.
Neste ano, o Brasil exportou sete plataformas que continuam operando em mares brasileiros, num total de 7,7 bilhões de dólares.







![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)