Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

MPF quer que índios sejam ouvidos sobre construção da Ferrogrão

Ferrovia de quase 1.000 quilômetros, uma prioridade do ministro Tarcísio, atinge 14 terras indígenas no Mato Grosso//

Por Evandro Éboli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 dez 2020, 16h06 - Publicado em 14 dez 2020, 15h42

Uma das meninas dos olhos do ministro Tarcísio de Freitas, o projeto da Ferrogrão, ferrovia de quase 1.000 quilômetros que abrirá os portos do Norte para a safra do Mato Grosso, esbarrou em mais um obstáculo.

O Ministério Público Federal recomendou que as comunidades indígenas de Mato Grosso sejam consultadas previamente sobre os impactos da obra. E quer a inclusão das etnias na consulta a ser feita pelo Ibama e pela Funai.

A Procuradoria informa que 14 terras indígenas dos Kayapó, Paraná e Munduruku sofrerão com os impactos da construção da ferrovia. 

Funai e Ibama terão 15 dias, a partir do recebimento da recomendação do MPF, para enviar resposta se acata ou não e repassar informações sobre providências adotadas. Do contrário, a Procuradoria irá adotar medidas judiciais.

O ministro da Infraestrutura já declarou que o leilão da construção da Ferrogrão deve sair, no mais tardar, no início de 2021.

Pelo visto, muita coisa ainda vai rolar até lá.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.