O movimento que vai pressionar o Congresso por renovação da lei de cotas
Lei que prevê destinação de vagas em universidades a negros, indígenas e estudantes de baixa renda perde validade em agosto de 2022
O movimento Cotas Sim! lança, na próxima terça, a campanha nacional pela renovação das leis de cotas raciais nas universidades e concursos públicos federais.
Liderada pelo reitor José Vicente, da Universidade Zumbi dos Palmares, a iniciativa quer reunir um milhão de assinaturas em abaixo-assinado que será enviado ao Congresso Nacional. O movimento também anunciou que vai apoiar todos os projetos favoráveis à renovação da lei hoje que tramitam no Legislativo federal.
A atual lei de cotas raciais nas universidades é válida apenas até agosto de 2022 e prevê 30% de vagas para negros, indígenas e estudantes de escola pública com renda familiar de até 1 650 reais.
Já a lei que determina 20% de cota para negros nos concursos públicos federais tem validade até junho de 2024.
O Movimento Cotas Sim! tem adesão da OAB-SP e pretende convocar novos parceiros para divulgar a campanha em rede sociais e público interno. O reitor José Vicente espera que, até o final de outubro, 50 empresas e instituições integrem o movimento — chegando a 100 entidades até novembro.