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Marinha estima gasto milionário com brincos, echarpes e outros brindes

Em plena pandemia, órgãos do governo seguem torrando dinheiro em compras de itens nada essenciais

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 ago 2020, 20h15 - Publicado em 11 ago 2020, 14h28

O Centro de Intendência da Marinha em Niterói, Rio de Janeiro, decidiu ir às compras nessa pandemia. Nada relacionado a respiradores ou outros equipamentos necessários para salvar vidas no front da guerra que já matou mais de 100.000 brasileiros. 

A lista de gastos da Marinha, estimada em até 2,8 milhões de reais, prevê a aquisição de 938 pares de brincos ‘com formato de âncora’, ou seja, o símbolo da Marinha. Serão adquiridos ainda 428 echarpes de crepe e 745 porta-retratos. A lista de brindes inclui ainda canetas, porta-bolsas, ‘cristal prisma’, moedas, estatuetas fundidas em metal e lapiseiras.

ATUALIZAÇÃO, 20H10 — A Marinha enviou a seguinte nota ao Radar: “Com relação à matéria intitulada ‘Marinha estima gasto milionário com brincos, echarpes e outros brindes’, veiculada no site da Revista VEJA, a Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando em Chefe da Esquadra, esclarece que não houve aquisição dos itens mencionados na matéria.

A lista citada pelo jornalista se refere a Termo de Referência, sob o Sistema de Registro de Preços, que corresponde a um cadastro de produtos e fornecedores, a serem selecionados mediante processo de licitação, para eventual e futura contratação, não havendo qualquer obrigação dos órgãos públicos participantes de efetuar a aquisição dos bens ou serviços e, muito menos, de que tais aquisições atinjam o valor total mencionado na matéria.

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O Centro de Intendência da Marinha em Niterói é uma Organização Militar (OM) recentemente criada, com o propósito de centralizar os processos de aquisição de materiais de uso comum para diversas OM, de modo a se otimizar tais processos e obter economicidade por meio de compras em escala. Assim, o Termo de Referência mencionado pela matéria concentra as necessidades de material de divulgação institucional de 41 órgãos da MB, sediados em Niterói – RJ, ao longo de 12 meses.

A Marinha do Brasil pauta suas ações nos princípios da transparência e da probidade administrativa, de modo a zelar pela aplicação responsável dos recursos públicos.”

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