Marchezan Jr lidera corrida pela prefeitura de Porto Alegre
Entre os dias 19 e 23 deste mês, o Instituto Paraná Pesquisas ouviu 802 eleitores, por telefone, na capital gaúcha
Enquanto avança no Congresso a definição do calendário eleitoral deste ano diante da pandemia, o Instituto Paraná Pesquisas realizou um levantamento, devidamente registrado no TSE, sobre a disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Entre os dias 19 e 23 deste mês, o instituto ouviu 802 eleitores, por telefone, na capital gaúcha. O atual prefeito, Nelson Marchezan Jr, lidera em todos os cenários do levantamento.
Na pesquisa estimulada, quando os eleitores são questionados sobre quem votaria a partir de uma lista de candidatos, Marchezan Jr aparece com 20,8% das intenções de voto enquanto Manuela d’Ávila, a segunda colocada, tem 14,5%. Ela é seguida por José Fortunati (10,7%), Sebastião Melo (10,2%), Gustavo Paim (5%), Comandante Nádia (4,7%), Juliana Brizola (4%), Fernanda Melchionna (3,4%), Valter Nagelstein (3,4%), Any Ortiz (2,6%) e João Derly (2,4%).
Os que disseram ainda não saber em quem votar são 5% e os que não votariam em nenhum dos nomes citados, 13,3%.
O levantamento do Paraná Pesquisas ainda mostra que o eleitorado da capital gaúcha não está ligado nas costuras políticas pela prefeitura. Na pesquisa espontânea, quando não há nomes sugeridos pelo entrevistador, apenas a pergunta sobre em quem votará, 71,8% dos entrevistados disseram não saber ainda o candidato e os mesmos 13,3% disseram que não votariam em ninguém.
Num segundo turno entre Marchezan Jr e Manuela, o atual prefeito teria 43,9% dos votos contra 29,3% da adversária.
O instituto fez simulações de segundo turno entre Manuela (33,4%) e Sebastião Melo (38%) e também entre Marchezan Jr (41,8%) e Sebastião Melo (32,2%).
O grau de confiança da pesquisa é de 95,0% para uma margem estimada de erro de 3,5%.