Levy defende CPMF e desconversa sobre nova meta fiscal
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, recorreu a uma comparação com o governo de Fernando Henrique Cardoso para justificar, diante de empresários presentes à sua sabatina no evento da Economist, a necessidade de recriar a CPMF. “Em 1999, a situação era crítica, com PIB fraco e erosão fiscal, e a CPMF foi fundamental”, pondera. Apesar de […]
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, recorreu a uma comparação com o governo de Fernando Henrique Cardoso para justificar, diante de empresários presentes à sua sabatina no evento da Economist, a necessidade de recriar a CPMF.
“Em 1999, a situação era crítica, com PIB fraco e erosão fiscal, e a CPMF foi fundamental”, pondera.
Apesar de fazer uma ressalva de que, no atual governo, a situação política é mais complicada do que no começo da década passada, ele ponderou que a situação econômica é melhor.
Segundo ele, o fato de haver US$ 370 bilhões em reservas pode fazer parecer que o ajuste é menos iminente, o que julga uma falácia. “Quando o fiscal se ajustar, o crescimento volta”, argumenta.
Sobre a nova meta fiscal, anúncio mais aguardado pelo mercado, desconversou. “A proposta será enviada nos próximos dias”.







![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)