PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Governo acerta contas com Tribunal de Haia, onde Bolsonaro foi denunciado 

Presidente é acusado de descaso com a pandemia; dívida acumulada nos últimos anos com essa côrte chega a 115,4 milhões de reais

Por Evandro Éboli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 ago 2020, 13h32 - Publicado em 14 ago 2020, 12h25

O governo brasileiro decidiu pagar o que deve ao Tribunal Penal Internacional, em Haia, onde o presidente Jair Bolsonaro é alvo de uma representação criminal.

Tratativas entre o Itamaraty e o Ministério da Economia definiram que o Brasil vai pagar uma dívida de 18 milhões de euros e uns quebrados com o tribunal, referente a contribuições não pagas desde 2017 com a côrte. Em reais, esse papagaio totaliza 115,4 milhões.

Profissionais da saúde autores da representação criminal contra Bolsonaro em Haia acusam o presidente de crimes contra a humanidade por sua condução no combate ao coronavírus, que teria cometido “falhas graves e mortais na condução da pandemia”.

ASSINE VEJA

A encruzilhada econômica de Bolsonaro
A encruzilhada econômica de Bolsonaro Na edição da semana: os riscos da estratégia de gastar muito para impulsionar a economia. E mais: pesquisa exclusiva revela que o brasileiro é, sim, racista ()
Clique e Assine

Gilmar Mendes chegou a dizer que o capitão pode ser questionado pelo TPI por essa razão.

Mesmo que essa acusação não vá adiante, há outra razão para o Brasil pagar o que deve ao tribunal. O Brasil tem uma candidata a vaga de juíza nesse tribunal penal. Se trata da desembargadora Mônica Jacqueline Sifuentes, do TRF da 1ª Região.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.