Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Em artigo no Post, Lula ataca a imprensa para… defender a imprensa

Ex-presidente defende Glenn Greenwald, mas culpa a imprensa brasileira pela eleição de Bolsonaro

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 jan 2020, 13h30 - Publicado em 23 jan 2020, 12h30

Em artigo publicado nesta quinta no jornal americano The Washington Post, o ex-presidente Lula chama o jornalista Glenn Greenwald, denunciado nesta semana pelo MPF, de “última vítima do processo de enfraquecimento da democracia brasileira”.

No texto, o ex-presidente detona a imprensa para supostamente defender o jornalista.

Lula compara a situação de Glenn a uma hipotética denúncia contra os jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, do próprio Washington Post, que nos anos 1970 revelaram o escândalo Watergate que derrubou Richard Nixon.

Mas, ao descrever o caminho que levou até a denúncia de Glenn e a importância das revelações da Vaza-Jato, Lula diz que a imprensa brasileira, “com poucas exceções”, colabora para criminalizar as fontes e o próprio jornalista. E que, em última instância, o comportamento “farsesco” da imprensa foi responsável por eleger o atual presidente, Jair Bolsonaro.

“Esse comportamento ridículo da mídia mudou os rumos da história e contribuiu para a eleição de Bolsonaro, um líder de direita que, com a denúncia contra Glenn, conseguiu tirar o foco do último escândalo de seu governo, o secretário de Cultura que promovia o nazismo”, afirma Lula.
Beleza.

Fica combinado que não foi nos governos de Lula que petistas e empreiteiros corruptos saquearam bilhões da Petrobras e de ministérios, produzindo escândalos em série. Não foram a roubalheira e o aparelhamento estatal que fizeram o país passar a considerar outras vias na política, a ponto de eleger Bolsonaro. Foi a imprensa!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.