Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Em artigo no Post, Lula ataca a imprensa para… defender a imprensa

Ex-presidente defende Glenn Greenwald, mas culpa a imprensa brasileira pela eleição de Bolsonaro

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 jan 2020, 13h30 - Publicado em 23 jan 2020, 12h30

Em artigo publicado nesta quinta no jornal americano The Washington Post, o ex-presidente Lula chama o jornalista Glenn Greenwald, denunciado nesta semana pelo MPF, de “última vítima do processo de enfraquecimento da democracia brasileira”.

No texto, o ex-presidente detona a imprensa para supostamente defender o jornalista.

Lula compara a situação de Glenn a uma hipotética denúncia contra os jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, do próprio Washington Post, que nos anos 1970 revelaram o escândalo Watergate que derrubou Richard Nixon.

Mas, ao descrever o caminho que levou até a denúncia de Glenn e a importância das revelações da Vaza-Jato, Lula diz que a imprensa brasileira, “com poucas exceções”, colabora para criminalizar as fontes e o próprio jornalista. E que, em última instância, o comportamento “farsesco” da imprensa foi responsável por eleger o atual presidente, Jair Bolsonaro.

“Esse comportamento ridículo da mídia mudou os rumos da história e contribuiu para a eleição de Bolsonaro, um líder de direita que, com a denúncia contra Glenn, conseguiu tirar o foco do último escândalo de seu governo, o secretário de Cultura que promovia o nazismo”, afirma Lula.
Beleza.

Fica combinado que não foi nos governos de Lula que petistas e empreiteiros corruptos saquearam bilhões da Petrobras e de ministérios, produzindo escândalos em série. Não foram a roubalheira e o aparelhamento estatal que fizeram o país passar a considerar outras vias na política, a ponto de eleger Bolsonaro. Foi a imprensa!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.