Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Dez dias para Weintraub sonhar com a grana de Washington

Caso eleito para posto no Banco Mundial, ex-ministro da Educação pode levar para casa perto de 350.000 reais

Por Manoel Schlindwein Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 jul 2020, 09h40 - Publicado em 20 jul 2020, 07h24

A partir desta segunda, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub entrará na reta final da preparação para o sonhado “cargão” recebido de presente de Jair Bolsonaro, o presidente que se elegeu defendendo o fim da mamata na máquina pública.

Faltam dez dias para o Banco Mundial anunciar o resultado da eleição que pode levar o ex-ministro a ocupar uma cadeira na direção-executiva da instituição. O processo eleitoral será encerrado na quinta, 30 de julho, e o desfecho será conhecido no dia seguinte.

ASSINE VEJA

Crise da desigualdade social: a busca pelo equilíbrio
Crise da desigualdade social: a busca pelo equilíbrio Leia nesta edição: Como a pandemia ampliou o abismo entre ricos e pobres no Brasil. E mais: entrevista exclusiva com Pazuello, ministro interino da Saúde ()
Clique e Assine

O órgão sediado em Washington se limita a administrar o processo – quem vota são os demais países que compõem o grupo do qual o Brasil faz parte. Nele estão Colômbia, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.

Imediatamente após a saída-relâmpago do governo Bolsonaro, Weintraub embarcou em um voo para Miami. De lá, tem se mantido ativo nas redes sociais o que nem de longe favorece suas pretensões na respeitada instituição.

Continua após a publicidade

Caso o ex-ministro consiga assumir a vaga já em agosto, a permanência tende a ser curta. A menos que conquiste uma reeleição, seu mandato vai até outubro. Assim, com base nos valores informados pelo Banco Mundial, os três meses em Washington podem render a Weintraub algo perto de 350.000 reais.

A aposta brasileira no nome do ministro colecionador de polêmicas servirá para medir a quantas anda a popularidade do país lá fora. Já em junho, uma carta assinada por empresários, economistas e intelectuais brasileiros alertava o Banco e embaixadores dos países da diretoria da qual o Brasil é membro sobre as consequências da nomeação de Weintraub.

“Enviamos esta carta para fortemente desaconselhar a indicação do Sr. Weintraub para esta importante posição e informá-lo sobre os possíveis danos irreparáveis que ele causaria à posição do seu país no Banco Mundial”, diziam 15 associações e mais de 130 personalidades. “Weintraub é a antítese de tudo o que o Banco Mundial procura representar na política de desenvolvimento e no multilateralismo”.

Dias depois, foi a vez de funcionários do Banco Mundial enviarem uma carta ao conselho de ética do órgão criticando a indicação. Segundo eles, o “tipo de comportamento pelo qual ele [Abraham Weintraub] é acusado é totalmente inaceitável nesta instituição”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.