Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Deputados de 10 partidos cobram votação do fim do foro na Câmara

Proposta de Emenda à Constituição que acaba com o foro privilegiado no país está parada na Câmara há quase 600 dias.

Por Manoel Schlindwein Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 jul 2020, 21h42 - Publicado em 16 jul 2020, 18h32

Desde que está parada na Câmara há quase 600 dias, a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com o foro privilegiado no país já recebeu mais de 20 pedidos de inclusão na pauta de votação. O apoio vem de parlamentares de 10 diferentes partidos: Podemos, Cidadania, Novo, PSD, PSB, PSL, Avante, PSDB, Solidariedade e Republicanos.

Liberada para o plenário desde dezembro de 2018, a PEC 333/2017 chegou a ter votação anunciada para outubro de 2019. Depois, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), sinalizou que o texto seria votado em dezembro. Posteriormente, ele anunciou uma terceira data.

“Fica evidente que o fim do foro não é uma questão partidária ou ideológica, é uma urgência do Brasil”, comenta o líder do Podemos na Câmara, deputado Léo Moraes (RO), autor de um dos requerimentos para que a matéria seja pautada.

Pela proposta, de autoria do senador Alvaro Dias (PR), o foro por prerrogativa de função fica restrito a apenas cinco autoridades: o Presidente da República, Vice-presidente da República, Presidente da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. Atualmente, 54.990 pessoas têm foro especial no Brasil, de acordo com levantamento realizado pela Consultoria Legislativa do Senado.

“O foro privilegiado, em casos de crimes comuns, é um privilégio odioso. Nós não temos autoridade para debater uma nova legislação criminal no país, para estabelecer penalidades a outras pessoas, quando continuamos a proteger, com o foro privilegiado, mais de 55 mil autoridades, fazendo prevalecer sobre a Justiça a impunidade”, critica Alvaro Dias.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.