Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Gal Costa critica ação do governo na pandemia: ‘descaso e incompetência’

Cantora lança álbum de duetos no dia 12 de fevereiro

Por Manoel Schlindwein Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 fev 2021, 10h17 - Publicado em 7 fev 2021, 10h02

Um negacionismo daqui, um terraplanismo de lá, e Gal Costa, 75 anos, dona de uma carreira que atravessa cinco décadas, perde a paciência. “Não é fácil ver tanta gente morrendo e o descaso e a incompetência do governo brasileiro com essa pandemia. É muito triste. Como pode haver gente contra a ciência, contra a medicina?”, indaga a musa, que segue no isolamento de sua residência, em São Paulo.

“Estou em casa todo o tempo, tomando todos os cuidados necessários, mas também com perplexidade e tristeza. Eu não fui a lugar nenhum, fiquei em casa mesmo. E vou continuar em casa. A pandemia está em seus momentos mais críticos e ainda demora muito para as coisas se resolverem”, diz a cantora, uma das vozes mais marcantes da música brasileira.

Gal conta que foram apenas dois os momentos de respiro desde março de 2020 nessa tristeza toda da pandemia. O primeiro, quando fez a live de aniversário de 75 anos, em 26 de setembro: “Foi um alento para as milhares de pessoas que assistiram e para mim também”.

O segundo veio com a gravação das vozes do novo álbum, Nenhuma Dor. O trabalho, um primor, será lançado no dia 12 pela Biscoito Fino e reúne duetos com Rodrigo Amarante, Zeca Veloso, Seu Jorge, Zé Ibarra, Rubel, Jorge Drexler, Criolo, Silva, Antônio Zambujo e Tim Bernardes.

Por terem sido produzidas em meio à pandemia, as dez faixas foram gravadas em seis cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Lisboa, Madri, Los Angeles e Vitória.

Continua após a publicidade

Ao olhar para o futuro “com vacina”, a musa conhecida por rupturas e reinvenções mostra entusiasmo mesmo é com a tão esperada volta aos palcos. Data e local já estão definidos, se os governos não atrasarem a vacinação, claro. Será em 11 de setembro, no Coala Festival, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

“Acho que vai ser muito bom para mim e para o público. Ainda estamos concebendo o formato, a banda, o repertório. Mas será um show minimalista, como é o projeto deste álbum feito na pandemia, revisitando meu próprio repertório e também incluindo canções que eu sempre tive vontade de cantar mas ainda não cantei. Estamos cheios de ideias. Estou ansiosa para colocar todas elas em prática”, diz a cantora.

No dia seguinte, quem sobe ao palco do mesmo festival é sua conhecida amiga de longa data, Maria Bethânia. “Acho muito simbólico que nós duas estejamos cantando, aos 75 anos, para uma plateia tão jovem e tão interessada na gente. A música que minha geração fez e faz tem se mostrado cada vez mais relevante nesses tempos sombrios em que a gente está vivendo. Nós, Caetano, Gil, Milton, Chico… Minha geração é foda!”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.