Como o debate nos EUA mexeu com a militância nas redes aqui no Brasil
Avaliação mostra detalhes do engajamento no Twitter durante debate presencial norte-americano
Analistas do debate presidencial norte-americano da última quinta-feira foram rápidos em dizer que o confronto foi bem mais civilizado do que o anterior e que a grande vencedora na verdade foi a âncora Kristen Welker. Mas uma pesquisa mais detida no comportamento dos brasileiros nas redes sociais revela novas informações sobre este que foi o último duelo antes da eleição de 3 de novembro.
Uma análise do perfil dos usuários, que reúne termos em comum das biografias do Twitter, mostra que brasileiros com viés conservador e de direita foram os que mais engajaram com o debate na rede social. Termos como Brasil (2.952), Deus (2.451), Conservador (2.358), Direita (2.202), Bolsonaro (1.660), Cristão (1.505) e Patriota (1.490) foram os mais presentes nas postagens.
A divisão por sentimento dentro do Twitter sugere que os brasileiros usaram a rede mais para criticar falas dos candidatos do que para apoiar um dos lados. Somando os tuítes de todo o período, 81,9% foram negativos. Do restante, 15,2% foram neutros e apenas 3% positivos – a classificação é feita com uma ferramenta de inteligência artificial que classifica os textos em categorias de sentimentos a partir da escolha de palavras.
Dentre os dois participantes do debate, o presidente Donald Trump gerou mais repercussão que o candidato democrata Joe Biden, com 17.958 menções contra 15.150, respectivamente. Já uma análise com os termos mais citados nas publicações mostra que, além dos nomes de candidatos, China, Rússia e Brasil foram palavras usadas por centenas de usuários brasileiros.
O levantamento foi feito com a plataforma de monitoramento de redes sociais Buzzmonitor e reuniu os 124.252 tuítes sobre o debate feitos em português entre o início da noite de quinta-feira e o final da tarde de sexta.
O sinal que a nova pesquisa sobre a popularidade de Lula enviou para o mercado financeiro
O que a nova decisão de Moraes sinaliza sobre possível prisão de Bolsonaro
Componentes da Grande Rio denunciam ‘caos’ gerado por Virgínia Fonseca
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
‘A TV aberta está sob xeque’, diz Ernesto Paglia após demissão da Globo







