Como educar os filhos para o ambiente digital é tema de livro
Obra alerta sobre os perigos da exposição excessiva às telas na infância

O apelo das telas de celular, computador, tablet e TV parece incontrolável para as crianças, sobretudo em tempos de isolamento social. Como equilibrar o tempo entre jogos, apps e redes sociais é o que propõem os especialistas em comportamento familiar Gary Chapman e Arlene Pellicane no livro “A Criança Digital: Ensinando seu filho a encontrar equilíbrio no mundo virtual“.
A proposta dos autores é auxiliar pais e responsáveis a encontrar caminhos para evitar que as crianças sofram com os efeitos prejudiciais do uso exagerado da internet nesta fase. Sintomas como baixos níveis de concentração, falta de empatia e instabilidade emocional são um alerta para repensar o comportamento das crianças diante das telas.
Por vezes, deixar o smartphone em outro cômodo durante as refeições, definir horários para o uso do vídeo game e estabelecer um “feriado” em que a família toda possa ficar longe das telas já bastam para iniciar uma mudança positiva na vida da criança, explica Daniel Faria, da editora Mundo Cristão.
“A tecnologia é um bem que precisa ser bem usado. No mundo virtual, tudo funciona com base em recompensas imediatas. Na vida real, porém, temos de exercer a paciência, saber dialogar e abrir mão de prazeres instantâneos em prol daquilo que é mais duradouro”, completa Faria.