Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Avanço do TSE contra fake news repete ação dos EUA contra o trumpismo

O ministro Luis Felipe Salomão decidiu fechar nesta segunda a torneira de dinheiro dos canais de fake news bolsonaristas nas redes sociais

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 ago 2021, 10h28

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, o ministro Luis Felipe Salomão decidiu fechar nesta segunda a torneira de dinheiro dos canais de fake news bolsonaristas nas redes sociais. O motivo é conhecido: a pratica permanente de de propagação de informações falsas, no caso atual, sobre as eleições brasileiras.

Salomão atendeu a um pedido da Polícia Federal, que identificou um esquema criminoso organizado para faturar com fake news. A partir de agora, todo o dinheiro dessa turma será depositado em uma conta judicial até que as investigações sejam concluídas.

O movimento realizado por Salomão segue os passos do que foi feito pela Justiça nos Estados Unidos, onde seguidores de Donald Trump que lucravam com fake news nas redes também tiveram o repasse de recursos de redes sociais bloqueados.

Ministros do TSE ouvidos pelo Radar avaliam que Jair Bolsonaro e seus seguidores tentam adotar no Brasil a cartilha usada por Donald Trump para tentar deslegitimar a derrota eleitoral sofrida para Joe Biden. A intenção é tumultuar e o meio para convencer as pessoas a agirem contra as instituições democráticas é o mesmo: fake news.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.