Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Alcolumbre devolve ao governo MP que dava superpoderes a Weintraub

Presidente do Senado entendeu como inconstitucional escolha de reitores e vices sem processo democrático

Por Evandro Éboli Atualizado em 12 jun 2020, 13h48 - Publicado em 12 jun 2020, 11h17

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, devolveu ao governo a medida provisória que autorizava Abraham Weintraub a escolher a seu bel prazer reitores e vice-reitores das universidades federais.

“Acabo de assinar expediente de devolução da MP, que trata da designação de reitores, por violação aos princípios constitucionais da autonomia e da gestão democrática das universidades”, justifica Alcolumbre.

ASSINE VEJA

Os desafios dos estados que começam a flexibilizar a quarentena O início da reabertura em grandes cidades brasileiras, os embates dentro do Centrão e a corrida pela vacina contra o coronavírus. Leia nesta edição.
Clique e Assine

“Cabe a mim, como presidente do Congresso Nacional, não deixar tramitar proposições que violem a Constituição. O Parlamento permanece vigilante na defesa das instituições e no avanço da ciência”, completou o senador.

Foi muita a pressão pela devolução da MP. Políticos da oposição recorreram ao STF por considerar a MP abusiva. Entidades de educadores e estudantes também rejeitaram a medida.

 

Continua após a publicidade
Publicidade