Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A vitória de Bolsonaro sobre os diplomatas de Maduro no STF

Ministra Cármen Lúcia rejeitou recentemente uma ação do PT que tentava manter venezuelanos no país

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 out 2021, 13h10

A ministra Cármen Lúcia rejeitou recentemente uma ação do PT que tentava manter no Brasil diplomatas do regime de Nicolás Maduro que haviam sido banidos pelo governo de Jair Bolsonaro.

A ação petista citava o fato de “Jair Bolsonaro, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, de considerar funcionários diplomáticos venezuelanos personae non gratae em território nacional, impedindo-lhes exercer a função consular que lhes é conferida pelo governo de seu país”.

Alegava suposto “ato de hostilidade do governo brasileiro contra diplomatas venezuelanos” e “ofensa ao princípio da não intervenção e à integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina” para pedir que o Supremo permitisse a permanência dos ex-representantes oficiais venezuelanos no país.

Cármen Lúcia lembrou, em sua decisão, ato do ministro Luís Roberto Barroso sobre o assunto, quando reconheceu que é direito do presidente da República tratar sobre o tema.

“Não cabe ao Poder Judiciário substituir-se ao presidente da República nas decisões políticas acerca das relações internacionais do país e, no particular, da desacreditação de diplomatas estrangeiros. Os pacientes, há mais de 1 ano, deixaram de ser oficialmente reconhecidos pelo Estado brasileiro como membros oficiais da missão diplomática e repartições consulares da República Bolivariana da Venezuela… Cumpre aos pacientes o dever legal de regularização das respectivas situações migratórias, nos termos da Lei de Imigração”, cita a ministra na decisão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.