Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A história do maratonista que quis atravessar o Canadá – com uma só perna

Durante quase 5 meses, Terry Fox correu 43 quilômetros diários, ou seja, uma maratona inteira por dia

Se estivesse vivo, Terry Fox completaria 60 anos no próximo dia 28.

Quem foi esse?

Um atleta canadense que se tornou um exemplo para o mundo.

No fim dos anos 1970, Terry teve a perna direita amputada por causa de um câncer. Como era maratonista e jogador de basquete, por um momento pensou que sua vida houvesse chegado ao fim, que nada mais fazia sentido e que não existia mais razões para lutar ou persistir.

Esse desânimo, porém, durou poucos dias. Dono de uma invejável capacidade de “dar a volta por cima”, Terry compreendeu que precisava fazer algo por si mesmo e pelas pessoas que estavam enfrentando ou ainda enfrentariam um mal tão inclemente e misterioso quanto o câncer. Mesmo com uma só perna (a outra era uma prótese flexível), decidiu cruzar todo o território canadense a pé, correndo.

Desde o primeiro passo, a peregrinação ficou conhecida como Maratona da Esperança. O objetivo do gesto era mobilizar o país na luta contra o câncer. Com a ajuda do melhor amigo e logo depois do irmão caçula, que acompanhavam o atleta de carro, Terry recolheria doações nas cidades visitadas durante a viagem. Assim, no dia 12 de abril de 1980, depois de “batizar” sua prótese nas águas do Atlântico, Terry começou a correr – a mancar, na verdade – em direção a Vancouver, na Colúmbia Britânica, com o intuito de, segundo brincou com a imprensa, “dar um mergulho no Pacífico”.

Durante quase 5 meses, Terry correu 43 quilômetros diários, ou seja, uma maratona inteira por dia. Dos 8 mil e poucos quilômetros do trajeto, conseguiu vencer 5300. Não fosse o câncer que se espalhou por seu corpo e atingiu os pulmões, fato que o obrigou a retornar para tratamento médico, Terry jamais teria desistido. Ele não reconhecia a fadiga, tampouco a dor ou a desesperança que costumam se abater sobre os sonhadores.

Morreu logo depois, em 28 de junho de 1981, exatamente um mês antes de completar 23 anos. Além de arrecadar 24 milhões de dólares, ou um dólar de cada cidadão canadense, a Maratona da Esperança gerou frutos duradouros. Até hoje, a Terry Fox Foundation já arrecadou mais de 400 milhões de dólares destinados a pesquisas sobre o câncer.

Com todo mérito, o atleta é considerado um dos maiores canadenses de todos os tempos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s