Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

“Samba é baile de dois”: missão de Biden isola Bolsonaro (por Vitor Hugo)

Brasil ignorado em visita americana

Por Vitor Hugo Soares
17 abr 2021, 12h00

Enquanto o presidente Bolsonaro se enrosca na retórica e ações estranhas ( Alexandre Saraiva retirado do comando da PFl no Amazonas, por exemplo) e tropeça nas próprias pernas diante da sombra da CPI da Covid-19, para apurar malfeitos, erros e omissões de seu governo no combate à pandemia no país (270 mil mortos), o mundo dá voltas, indiferente aos estrilos do poderoso da vez em Brasília. Assinalo aqui, fato que passou quase batido no noticiário nacional, esta semana: Dos dias 12 a 14, emissários do governo Joe Biden, desembarcavam em Bogotá, iniciando pela Colômbia uma relevante visita oficial à América do Sul. Na agenda da missão, chefiada pelo diretor sênior para o Hemisfério Ocidental no Conselho de Segurança, Juan Sebastian Gonzalez, constaram, também, significativos contatos com autoridades na Argentina e no Uruguai. O Brasil foi sonoramente ignorado nesta primeira visita de emissários de Biden ao continente.

Na capital colombiana, a secretária adjunta para a América do Sul, Julie Chung, ao lado de Gonzalez na viagem, postou no Twitter: “Valorizamos nossa estreita cooperação com Ivan Duque e o governo da Colômbia e continuamos trabalhando juntos para restaurar a democracia na Venezuela”. No sábado,10, o anúncio do embarque dos emissários se deu em comunicado no qual se destacava que eles discutiriam, na Colômbia, a recuperação econômica, a segurança e o desenvolvimento rural do país. Além disso, debateriam a crise migratória da Venezuela. Na Argentina e Uruguai, Gonzalez e Chung “abordam os desafios impostos pela pandemia Covid -19, as mudanças climáticas e as ameaças à democracia, incluindo o recrudescimento da corrupção no continente”.

Em Buenos Aires, terça-feira, 13, o mandatário argentino recebeu uma carta do colega norte-americano e, ainda convalescendo da covid-19, manteve conferência online com os enviados da Casa Branca, quando tratou da compra de vacinas nos EUA. Fernandez também pediu, a Biden, apoio explícito da Casa Branca às negociações que a Argentina mantém com o FMI, para lograr uma prorrogação das negociações, além de condições creditícias favoráveis, como revela o diário El Clarin.

Quinta-feira, 14, na etapa final da missão, em Montevidéu , Gonzalez foi recebido pelo presidente Lacalle Pou, na Torre de Governo, com quem tratou de segurança e mútuo firme combate ao narcotráfico na região e nos EUA. E sem dar golas para Brasília, a missão retornou a Washington.

Dias antes da viagem , Juan Gonzalez , em entrevista ao Washington Post, pontuou que se o Brasil espera merecer um novo olhar da Casa Branca, o governo Bolsonaro precisará modificar a atual política em relação ao meio ambiente. Segundo Gonzalez, Biden tem um entendimento sofisticado do Brasil e acredita que a importância estratégica do país para os EUA vai além de quem esteja no poder. É o maior exportador do mundo de produtos agrícolas, uma ponte natural entre o G7 e o G77. “Existe uma agenda global entre nossos países. O Brasil é um país importante, mas a relação só poderá alcançar seu potencial sob uma base de entendimentos compartilhados: a mudança climática é real e a necessidade de atuar é urgente, as instituições democráticas e os direitos humanos devem ser respeitados e a corrupção não pode ser tolerada… Mas o samba é um baile de dois”, conclui Gonzalez. Precisa desenhar? Responda quem souber.

Continua após a publicidade

 

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta. E-mail:vitors.h@uol.com.br

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.