Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ditador da Coreia do Norte sai no lucro

Kim Jong-un tira seu país do isolamento

Dê no que der o encontro que mal começou em Singapura entre Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Kim Jong-un, o ditador da Coreia do Norte, quem mais sairá ganhando é o “pequeno homem-foguete”, assim tratado até recentemente pelo governo americano.

Kim já obteve o que mais desejava e o que seu pai, que o antecedeu no cargo, buscou e não conseguiu o reconhecimento de seu regime pela maior potência mundial, a retirada da Coreia do Norte do isolamento, sua admissão no time dos países que de fato importam.

Isso teria sido impossível se a Coreia do Norte não tivesse desenvolvido seu programa nuclear, tornando-se uma ameaça à segurança dos países asiáticos e aos interesses da Europa e dos Estados Unidos. E se Kim fosse menos esperto e hábil do que parecia até então.

O encontro com o ditador de um dos países que mais desrespeitam os direitos humanos no mundo servirá mais a Trump do que aos Estados Unidos. Trump enfrenta a má vontade da maioria de seus governados. É um presidente investigado. Quer se reeleger mesmo assim.

Mais uma contradição da política de Trump ficará exposta depois do encontro com Kim Jong-Un. Trump exige que Cuba se redemocratize como condição essencial para a normalização de suas relações com os Estados Unidos. Não exigirá o mesmo da Coreia do Norte.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa

    O foguete baixinho é o vencedor, não importa o que assinem hoje.

    Curtir

  2. Rafael Queiroz

    Preferia o que então, Noblat? Que entrassem em uma guerra com potencial nuclear? Dá pra parar de pensar em opor-se ao Trump independente do que está acontecendo? Algo me diz que o Obama, na mesma posição, seria aclamado. Jornalismo brasileiro torna-se cada vez mais uma piada.

    Curtir

  3. Sei lá, sou esquerda, mas tem esquerdistas que criam material fatanzioso para poder se manter no mercado de trabalho, se eu tivesse que fazer esse tipo de material para sobreviver eu pularia de um precipício, pois teria plena certeza não seria útil para sociedade. Se um dia eu sendo esquerda, parar de reconhecer o que é bom mesmo vindo da oposição, aí sim, perdi meu juízo. Quando você vai a casa de alguém visitar é cortesia oferecer apoio com o objetivo de estar muito mais perto do meu anfitrião sabendo de suas ideias e intensões.

    Curtir

  4. Ataíde Jorge de Oliveira

    –:-Di¢kTäKTFromTrumPTowER,P£ü$A+ 😮

    Curtir