Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

À mesa com Fidel Castro

RECORDAR É VIVER

Texto do dia 16/10/2014

Num dia qualquer de 1987, a bordo de um avião Bandeirantes, um reduzido grupo de jornalistas e de políticos acompanhou Abreu Sodré, então ministro das Relações Exteriores do governo Sarney, para a primeira viagem de um ministro brasileiro à Cuba depois do reatamento das relações diplomáticas entre os dois países.

Elas haviam sido cortadas um mês depois de instalada no Brasil a ditadura militar de 1964. E reatadas em 14 de junho de 1986.

Entre os políticos que voaram a Cuba, estavam os deputados federais Aécio Neves (PMDB) e Roberto D’ Ávila (PDT). Entre os jornalistas, eu, Boris Casoy, Luiz Recena, Carlos Chagas e Beatriz Tilman.

Ficamos pelo menos cinco dias em Havana. Foi tamanho o deslumbramento de Sodré, um político conservador, por Fidel que ele só o chamava de “Comandante”. E não parava de fotografá-lo.

– Fidel é um homem perigoso porque tem tal encanto pessoal que é bom a gente fugir dele – comentou Sodré ao retornar ao Brasil.

Foram três ou quatro encontros do ministro e de sua comitiva com Fidel. Em um deles, o deputado Aécio, por escolha do próprio Fidel, sentou-se ao seu lado para almoçar.

Apenas uma gafe marcou a viagem. Levado por Fidel para conhecer um gado de nobre linhagem, Sodré ficou pasmo diante de um exemplar.

– Que bela vaca – disse.

– Trata-se de um boi – respondeu Fidel.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s