Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Noblat Por Coluna O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

2020, a eleição dos laranjais

Falsas candidaturas

Por Ricardo Noblat Atualizado em 30 jul 2020, 19h21 - Publicado em 28 out 2019, 10h00

Dá-se como certo na maioria dos partidos que a eleição municipal do próximo ano tem tudo para ser a eleição dos laranjais frondosos, segundo conferiu o TAG Repórter, relatório semanal das jornalistas Helena Chagas e Lydia Medeiros.

Pela primeira vez, as coligações proporcionais serão proibidas para eleição de vereador. Ocorre que sobrevive na lei a cláusula que obriga os partidos que concorrerem às prefeituras e câmaras municipais a apresentar chapa completa de candidatos.

Ou seja: o número total de vagas de vereadores em cada Câmara mais um terço. Num município com 18 vereadores, por exemplo, cada partido terá que lançar 24 candidatos. Como eles não dispõem de tantos nomes, muitos serão lançados só para fazer figuração.

Haverá terreno mais fértil para que brotem às pencas candidatos laranja? Na eleição do ano passado, o PSL do presidente Jair Bolsonaro já plantou laranjais em vários Estados. O laranjal de Minas Gerais foi o mais exuberante deles.

Continua após a publicidade
Publicidade