Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

7 cidades ao redor do mundo para explorar a pé ou de bike

Esqueça o aluguel de carro e separe seu par de tênis mais confortável para conhecer estes encantadores destinos onde veículos motorizados não são bem-vindos

Já falei aqui diversas vezes que adoro viagens de carro e que na maioria das minhas viagens acabo alugando um carro para poder explorar melhor meu destino e me locomover nas redondezas com mais facilidade.

Mas também amo quando vou para uma cidade em que não preciso de carro para nada. Que posso me virar a pé, de bike ou de transporte público mesmo.

Quando penso num lugar do mundo em que carro só dá dor de cabeça a primeira cidade que me vem à cabeça é Nova York. Quem já alugou carro por lá sabe do que estou falando… Estacionamentos caríssimos, dificuldade para achar vagas nas ruas, isso sem falar no trânsito.

Mas verdade seja dita, em qualquer grande cidade do mundo alugar um carro durante as férias implicará nestes mesmos problemas: Londres, Madri, Paris… a lista é enorme.

Por sorte, diferentemente do que acontece aqui no nosso país, em todos estes lugares depender do transporte público é uma ótima alternativa mesmo quando estamos de férias.

Mas quem não gosta de viajar e depender apenas dos próprios pés ou de uma bike para se locomover? Eu adoro!

E não estou sozinha, de acordo com os resultados de uma pesquisa feita pela Booking.com, maior empresa de reservas online do mundo, com 12.134 pessoas de Austrália, Canadá, China, Alemanha, Espanha, França, Índia, Itália, Japão, Reino Unido, EUA e Brasil.

De acordo com o levantamento, 40% dos viajantes afirma que prefere andar ou pedalar sempre que possível em suas férias.

Se este é seu caso, aqui vai uma lista de destinos perfeitos para que você não tenha que se preocupar (nem gastar dinheiro) com o aluguel de um carro nas suas próximas férias…

 

1. Veneza

Itália

Aqui não há opção: carros simplesmente não entram nas ruelas desta que talvez seja a cidade mais amigável para pedestres no mundo todo. Apesar disso, porém, é preciso ficar atento aos paralelepípedos e escadas que estão por todos os cantos. Bicicletas talvez não sejam uma boa ideia. O melhor é apostar numa gôndola se os pés estiverem cansados de visitar lugares encantadores como a Piazza San Marco, a Ponte dos Suspiros ou a Rialto.

 

2. Ilhas Aland

Finlândia

Tecnicamente finlandesas, mas mais próximas da Suécia, estas ilhas encantadoras são ideais para quem gosta de pedalar. O arquipélago tem mais de 6 mil ilhas, mas apesar disso é super fácil de se locomover entre elas de bike. Além de o terreno ser super plano, de elas serem conectadas por pontes ou ferries, são mais de 90 rotas exclusivas para bicicletas. As distâncias também não são muito grandes e há diversas opções de locadoras de bike.

 

3. Hydra

Grécia

Popular destino de final de semana para os atenienses, esta belíssima ilha que fica a apenas duas horas de ferry da capital grega é ainda mais encantadora por um simples motivo: carros não são permitidos por lá. Apesar disso, as ruas são asfaltadas e os turistas podem conhecer seus encantos a pé ou de carona em jegues. Barcos também são uma boa opção para explorar outros cantos desta ilha repleta de moinhos, mansões e belas praias.

 

4. Zermatt

Suíça

Situada aos pés da famosa montanha Matterhorn, esta cidadezinha suíça é completamente fechada para carros. Os veículos particulares podem estacionar na vizinha Tasch, localizada a cerca de 5 km dela, e pegar um dos trens que sai a cada 20 minutos para Zermatt. Lá, podem se locomover facilmente a pé, de carruagem, bicicleta ou veículos públicos elétricos. 

 

5. Rottnest Island

Austrália

De águas cristalinas, praias de areia branquinha e vida marinha abundante, esta pequena ilha perto de Perth é uma reserva natural protegida. Justamente por isso carros _a não ser os de emergência ou serviço_ não são permitidos na ilha. Mas isso não é problema para os turistas, já que há rotas de bike por toda a ilha e é possível explorar seus edifícios históricos e até túneis subterrâneos pedalando. Tours gratuitos (e a pé) são oferecidos aos visitantes.

 

6. Giethoorn

Holanda

Conhecida também como a “Veneza holandesa”, esta cidade repleta de canais, barcos, trilhas e rotas de bicicleta não possui ruas. Mas nem por isso deixa de atrair turistas, já que oferece vários atrativos, como as belas casinhas do século 18 enfeitadas por inúmeras flores e jardins. Também tem mais de 170 pontes de madeira para deixar qualquer turista encantando. A dica é alugar um barco e passar o dia navegando pelos canais depois jantar num café à beira d’água.

 

7. Mackinac Island

Michigan, EUA

Se você logo associa qualquer cidade americana a carros isso é porque você não conhece Mackinac Island. Os únicos meios de transporte nesta pequena ilha, localizada no Lago Huron, em Michigan, são bicicletas, carruagens puxadas por cavalos ou seus próprios pés. Por conta de sua história, a ilha é considerada um ponto turístico histórico do país e é bastante procurada por turistas que buscam relaxar, pedalar, caminhar ou simplesmente admirar uma bela paisagem.

 

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s