Escritor italiano Roberto Saviano cancela vinda à Flip
O escritor Roberto Saviano A organização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou nesta segunda-feira o cancelamento da participação de um dos principais nomes do evento, que começa na próxima quarta. Segundo a assessoria de imprensa da festa, o italiano Roberto Saviano não obteve autorização dos responsáveis por sua segurança para deixar o continente […]
A organização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou nesta segunda-feira o cancelamento da participação de um dos principais nomes do evento, que começa na próxima quarta. Segundo a assessoria de imprensa da festa, o italiano Roberto Saviano não obteve autorização dos responsáveis por sua segurança para deixar o continente europeu. O escritor foi jurado de morte após o lançamento de Gomorra, livro em que narra a sua experiência com a máfia e o narcotráfico na Itália.
Leia também:
Flip 2015: mesas com Roberto Saviano e Arnaldo Antunes estão esgotadas
“A Flip se solidariza com o autor, na torcida para que recobre sua liberdade o mais cedo possível. A Flip não dispõe de maiores informações e está trabalhando na substituição do autor, que será divulgada nos próximos dias”, diz a organização do evento em comunicado enviado à imprensa. A mesa de Saviano, marcada para sábado, dia 4 de julho, às 19h30, foi uma das primeiras a terem seus ingressos esgotados nesta edição da Flip.
Em Gomorra, lançado em 2006, o escritor relata as ações ilegais realizadas pela Camorra, na região de Nápoles. Desde então, Saviano passou a ser protegido pelo governo italiano sob forte esquema de segurança. Seu livro mais recente lançado no Brasil é ZeroZeroZero, sobre o mercado da cocaína no mundo.