Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

VEJA Meus Livros

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um presente para quem ama os livros, e não sai da internet.

Brasileiro é vencedor do prêmio Hans Christian Andersen

O ilustrador brasiliense Roger Mello (Crédito: Andre Borges / Folha Press) O brasiliense Roger Mello venceu a edição 2014 do prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantil, na categoria ilustrador. Mello já havia sido indicado outras duas vezes para o chamado “Nobel da literatura infantil”, sem levar nada para casa. É a […]

Por Meire Kusumoto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 04h11 - Publicado em 24 mar 2014, 22h14
O ilustrador brasiliense Roger Mello (Crédito: Andre Borges / Folha Press)

O ilustrador brasiliense Roger Mello (Crédito: Andre Borges / Folha Press)

O brasiliense Roger Mello venceu a edição 2014 do prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantil, na categoria ilustrador. Mello já havia sido indicado outras duas vezes para o chamado “Nobel da literatura infantil”, sem levar nada para casa. É a primeira vez que o Hans Christian Andersen é concedido a um ilustrador da América Latina.

Continua após a publicidade

O anúncio foi feito nesta segunda-feira durante a Feira do Livro de Bolonha, na Itália, que homenageia o Brasil este ano. Segundo o júri do prêmio, o ilustrador oferece caminhos para a exploração da história e da cultura do Brasil. “Ele não subestima a habilidade de uma criança em reconhecer e decodificar fenômenos culturais e imagens”, diz a avaliação. Entre os livros de Mello, que também escreve muitos dos títulos que ilustra, estão Meninos do Mangue, Carvoeirinhos e João por um Fio, todos publicados pela Companhia das Letrinhas, selo infantil da Companhia das Letras.

Na categoria escritor do Hans Christian Andersen, venceu a japonesa Nahoko Uehashi, lembrada pelo júri por sua doçura, sua habilidade de criar novos mundos fantásticos e seu respeito pela natureza e por todas as criaturas. O prêmio será entregue aos vencedores em setembro, no International Board on Books for Young People (Ibby), na Cidade do México.

O Brasil já havia vencido o Hans Christian Andersen duas vezes com as escritoras Lygia Bojunga (1982) e Ana Maria Machado (2000).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.