Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Me Engana que Eu Posto Por Coluna A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

Temer não vai bloquear dinheiro em contas da Caixa

Boato espalhado no WhatsApp invoca trauma dos brasileiros com o confisco das poupanças pelo ex-presidente Fernando Collor, em 1990

Por João Pedroso de Campos Atualizado em 6 dez 2017, 20h38 - Publicado em 25 jul 2017, 18h38

O trauma de ter o dinheiro guardado em contas e poupanças bloqueado, vivido pelos brasileiros em 1990 com o confisco determinado pelo então presidente Fernando Collor de Melo, é o combustível de uma notícia falsa que circula pelo WhatsApp desde a semana passada.

Um texto propagado pelo blog Whats.cf, especializado em criar boatos no aplicativo de mensagens, afirma que o presidente Michel Temer vai “bloqueia [sic.] dinheiro de contas bancaria [sic.] antes de ser retirado do poder”.

Segundo a lorota, a medida do peemedebista recairia sobre poupanças da Caixa Econômica Federal a partir de agosto:

GOVERNO TEMER VAI BLOQUEIA [sic.] DINHEIRO DE CONTAS BANCARIA [sic.] ANTES DE SER RETIRADO DO PODER!

AVISO IMPORTANTE

Galera [sic.] quem tiver dinheiro na conta poupança da Caixa

Tira !!! [sic.] Mês que vem o governo Temer vai congelar todas as contas poupança da caixa

Acabei de ficar sabendo,por [sic.] uma pessoa q [sic.] trabalha na área

Só pra avisar

Continua após a publicidade

E quem puder repassa o aviso

Quem puder repassa o aviso.. [sic.]

Isso não é brincadeira!! Pelomenos [sic.] vamos procurar saber!!

Como a notícia falsa não emula o estilo jornalístico para enganar leitores incautos e está mais para uma corrente do WhatsApp, os erros de grafia e pontuação podem até ser relevados neste caso. O tom alarmista e a falta de fontes oficiais, características comuns a boatos, no entanto, facilitam o reconhecimento da falsidade galopante da informação.

A atenção a esses itens recorrentes e uma simples consulta a veículos de imprensa confiáveis bastariam para que o leitor não passasse à frente essa e muitas outras lorotas, que se espalham massivamente e desinformam milhões de pessoas a partir do inocente “só estou repassando”.

Além da questão formal, facilmente perceptível, o conteúdo da informação não resiste a uma apuração sobre a atual viabilidade legal do confisco de dinheiro em contas dos cidadãos pelo presidente da República.

  • O inciso II do Artigo 62 da Emenda Constitucional número 32, aprovada em setembro de 2001, proíbe que o mandatário edite qualquer medida provisória que “vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro”.

    É mentira, portanto, que Michel Temer pretende bloquear as economias dos correntistas da Caixa a partir do mês que vem.

     

    Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

    Continua após a publicidade
    Publicidade