Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Um dia com três bombas contra Bolsonaro

O capitão acuado pelo judiciário, legislativo e o ‘Vale do Silício’, isso sem falar na economia

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 out 2021, 10h40

O presidente Jair Bolsonaro sofre nesta terça-feira, 26, uma das situações mais difíceis do seu mandato. O capitão está suspenso de duas redes sociais, Youtube e Facebook, enquanto sofrerá praticamente dois julgamentos: um da CPI da Covid-19 e um no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fato é que Bolsonaro ficará acuado o dia inteiro. Enquanto a CPI da Covid-19, por um lado, aprovará, em votação, o relatório no qual o presidente é acusado de vários crimes, incluindo este último de divulgação da fake news sobre vacina e o vírus HIV, Bolsonaro sofrerá também na esfera eleitoral.

Nesta terça-feira, 26, será a apresentado o relatório no TSE sobre os disparos em massa na campanha de 2018, em que o ministro Luis Felipe Salomão, corregedor da corte, deve dizer claramente que houve, sim, indícios de ilegalidades na campanha.

Ninguém espera, neste momento, que ele proponha a cassação da chapa, mas será um bombardeio de críticas a Bolsonaro e ao comportamento de seu staff na campanha de 2018 – um marco pensando no ano que vem.

Isso, fora a questão da vergonha de um presidente da República estar suspenso de redes sociais por divulgar essa última notícia falsa sobre a vacina. Já há um movimento para que Bolsonaro seja banido para sempre do Facebook e do Youtube. Não é impossível. Há precedente, como aconteceu com o presidente Donald Trump, no exercício do mandato.

Continua após a publicidade

O dia difícil de Bolsonaro – seja no judiciário, no legislativo e até com essas empresas privadas do vale do silício  – ainda incluiu o pedido do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que a Procurador-Geral da República se pronuncie sobre a última fake news vergonhosa do presidente. É um dia que Bolsonaro tentará esquecer.

PS – Esse texto não acabou, leitores: a prévia da inflação ficou em 1,20% em outubro, o pior desde 1995, e atinge 10,34% em 12 meses. A informação foi divulgada há pouco. Mais uma notícia ruim para governo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.