Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Presidente do ICMBio é exonerado e se diz “indignado”

Coronel Cerqueira, que estava à frente do órgão desde abril do ano passado, recebeu notícia de demissão com espanto 

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 ago 2020, 13h32 - Publicado em 21 ago 2020, 13h02

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), coronel Homero Cerqueira, foi exonerado nesta sexta-feira, 21, pelo governo Jair Bolsonaro. Segundo informado à coluna por servidores do órgão, o aumento das queimadas na região do Pantanal e as diferenças de pensamentos entre ele e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre a crise naquele bioma foram os motivos da demissão.

Na mensagem interna enviada pelo coronel aos funcionários, à qual a coluna teve acesso, Homero Cerqueira afirma que recebeu a informação de sua demissão com “indignação e espanto”. Ele ainda destacou que não pediu para ocupar a presidência do Instituto Chico Mendes.

ASSINE VEJA

Aborto: por que o Brasil está tão atrasado nesse debate
Aborto: por que o Brasil está tão atrasado nesse debate Leia nesta edição: as discussões sobre o aborto no Brasil, os áudios inéditos da mulher de Queiroz e as novas revelações de Cabral ()
Clique e Assine

“É com espanto e indignação que fui informado de minha exoneração do cargo de presidente do ICMbio. Deixo aqui a minha mensagem verdadeira. Nunca pedi para ocupar este cargo e aceitei ao convite como um desafio, não pedi para sair. Fui surpreendido”, disse.

O coronel enfatizou que deu o melhor de si para cumprir “esta missão” e finalizou agradecendo a toda equipe do órgão. Cerqueira estava à frente do ICMBio desde abril do ano passado e assumiu o instituto no lugar de Adalberto Edberhard. 

É ex-comandante da Polícia Militar Ambiental de São Paulo e foi responsável por nomear militares nos comandos regionais do órgão – motivo de indignação entre os servidores, já que muitos militares não têm perfil técnico para lidar com o tema do meio ambiente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.