Dia dos Pais: Revista em casa por 7,50/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Presidente da CPI Omar Aziz age certo ao impedir depoimento remoto

Se Ludhmila Hajjar está sofrendo ameaças, que receba proteção policial... e não apenas para depor

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 jun 2021, 13h19

A cardiologista Ludhmila Hajjar, que quase foi ministra da Saúde, pediu para falar na CPI, mas de forma remota, ou enviando um vídeo. Ela explicou que está sofrendo ameaças. Mas o presidente da CPI, Omar Aziz, não concordou.

Houve mais um dos intensos debates na CPI, mas Aziz tem razão. O temor é que, se admitir que um depoente fale remoto, todos os outros vão preferir prestar depoimento à distância. A CPI, então, perderia metade da força. 

O primeiro a tentar esse expediente, de falar à distância, foi o ex-ministro Eduardo Pazuello. A CPI não aceitou para não abrir o precedente. 

Agora, o pedido foi feito pelo próprio relator, Renan Calheiros, que defendeu a médica que chegou a ser cogitada para assumir a pasta antes do ministro Marcelo Queiroga, mas acabou sendo desconvidada por pressão da milícia bolsonarista na internet. 

A CPI, contudo, tem que garantir segurança à médica durante o seu depoimento. E se ela está sofrendo ameaças, o que é mesmo o modus operandi de apoiadores extremados do presidente, Ludhmila Hajjar precisa de proteção policial e não apenas para depor.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.