Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Nova pesquisa: Lula lá e no primeiro turno

Números da Quaest Consultoria trazem boa notícia para o petista

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 ago 2021, 10h18 - Publicado em 4 ago 2021, 09h42

Mesmo com a nova pesquisa da Quaest Consultoria (encomendada pela Genial Investimentos) mostrando a avaliação do governo Bolsonaro estabilizando, é o ex-presidente Lula que continua sua escalada na qual revela ser o mais competitivo dos candidatos postos até aqui na corrida eleitoral para a presidência em 2022.

Hoje, Bolsonaro encontra apenas 29% de brasileiros que avaliam o seu governo como positivo. Além disso, o presidente está em segundo lugar nas intenções de voto, atrás do ex-presidente petista, que lidera em todos os seis cenários de primeiro turno apresentados aos entrevistados. 

Mais do que isso: como mostrou VEJA nesta quarta-feira, 4, em todos eles Lula atinge um percentual igual à soma das intenções de voto dos outros pré-candidatos. Essa situação é aquela na qual o petista poderia vencer no primeiro turno caso a eleição fosse realizada hoje.  

A avaliação do cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, de que o petista atingiu o teto deve ser levada em conta. Mas Lula já mostrou ser capaz de mudar cenários políticos dos mais diversos. Se a política é como nuvem – uma hora se olha e está de um jeito, outra hora se olha está de outro -, o quadro hoje é bem claro: 

  • Lula vai trilhando uma um caminho sólido para ganhar o terceiro mandato;
  • Bolsonaro vem sofrendo muito nos últimos tempos e pode sofrer uma derrota acachapante;
Continua após a publicidade

Tudo pode mudar, outros candidatos podem surgir, mas no cenário considerado mais provável até agora, segundo a pesquisa, Lula tem 44%, Bolsonaro 29%, Ciro Gomes 10% e João Doria 5%. Ou seja, há um empate entre o petista e todos os rivais somados. 

Portanto, não é exagero dizer que, na foto de hoje – ou com as nuvens que se formaram no atual momento – que o Lula lá deve acontecer. E no primeiro turno.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.