Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Nova pesquisa é péssima para o capitão

Popularidade líquida de Bolsonaro é pior do que a de Dilma ao final do primeiro mandato

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 mar 2021, 21h33 - Publicado em 4 mar 2021, 21h32

A mais recente pesquisa de avaliação do governo federal não é nada boa para o presidente Jair Bolsonaro. Apesar de 28% considerarem sua gestão ótima ou boa, 39% a avaliam como péssima ou ruim. O estudo, realizado pelo Inteligência, Pesquisa e Consultoria (Ipec), mostra que 58% dos entrevistados desaprovam o governo, enquanto 38% aprovam e 5% não souberam responder.

Bolsonaro continua tendo uma aprovação forte entre os evangélicos: 38% consideram seu mandato positivo. No entanto, na avaliação de politólogos ouvidos pela coluna, mais importante do que o desempenho pessoal do presidente, é a percepção da população sobre o governo. Esses resultados ligam um alerta para Bolsonaro, que já está em pré-campanha para 2022.

Segundo cientistas políticos ouvidos pela coluna, a popularidade líquida dele é de -16,5%. Como base de comparação, no final de 2014, a popularidade líquida da ex-presidente Dilma Rousseff era de 27%. Ele está muito mais próximo da fuga de apoios do que ela no final de seu primeiro mandato.

Vários fatores contribuíram para esta queda de avaliação: o fim do auxílio emergencial, a péssima gestão na pandemia, com atrasos na aquisição de vacinas contra a Covid-19 e na implantação do Programa Nacional de Imunização.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.