Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Bolsonaro critica sistema de apuração, mas ele é confiável

Presidente do TSE, ministro Luís Barroso, explica que atraso deste domingo não colocou em risco a integridade do processo eleitoral

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 nov 2020, 16h44

O presidente Jair Bolsonaro voltou a propagar dúvidas sobre a urna eletrônica brasileira, na manhã desta segunda-feira, 16, primeiro dia após as eleições municipais. Em conversa com apoiadores, ele disse que é preciso “um sistema de apuração que não deixe dúvidas”. O presidente tem estimulado essa desconfiança há muito tempo.

O atraso na divulgação dos resultados neste domingo, 15, não representou, contudo, qualquer risco à integridade do sistema ou fidedignidade do resultado, segundo explica o presidente do Tribunal Superior eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso.

O ministro informou à coluna que houve um problema técnico, que está sendo averiguado, mas a única consequência dessa ocorrência foi o retardo da divulgação da apuração em 3 horas.

“Tivemos um problema técnico, que estamos apurando, cuja única consequência foi atrasar a divulgação do resultado em 3 horas. A totalização ficou lenta e travou algumas vezes. Não houve qualquer risco para a integridade do sistema ou fidedignidade do resultado”, afirmou Barroso.

Além do retardo na liberação dos resultados, o TSE também detectou uma tentativa de ataque cibernético para derrubar o site do tribunal. Outro episódio deste domingo foi a divulgação de dados pessoais de servidores, que podem ser consequência de um ataque ocorrido em 2001.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.