‘Tchutchuca’ e ‘tigrão’: o que une Zeca Dirceu, Requião e Francischini
Provocação com expressão criada pelos funkeiros do Bonde do Tigrão não é inédita na política nacional
A provocação do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que acusou o ministro da Economia Paulo Guedes de se comportar como “tigrão” com os aposentados e “tchutchuca” com banqueiros, na tumultuada sessão da Comissão de Constituição e Justiça destinada a analisar o texto da reforma Previdência, não é exatamente inédita na história de debates constrangedores que outras excelências já protagonizaram. E, por coincidência, todos passam pelo Paraná.
Em 2012, o então deputado tucano Fernando Francischini espezinhou o colega petista Odair Cunha, relator da CPI do Cachoeira, que investigava o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. “Quando o assunto é o Agnelo, o relator é uma ‘tchutchuca’. Quando o assunto é o Perillo, o relator vira ‘tigrão'”, alfinetou o parlamentar. Assim como aconteceu nesta quarta-feira, o clima esquentou na sessão.
Na ocasião, Agnelo Queiroz (PT) era governador do Distrito Federal e Marconi Perillo (PSDB), de Goiás – ambos estavam envolvidos nas denúncias. Hoje bolsonarista de primeira hora no Paraná, e mais conhecido pelo epíteto que associou ao seu nome, Delegado Francischini é pai do deputado novato Felipe Francischini, que se esforçava para presidir a sessão da CCJ que foi encerrada após o bate-boca entre Zeca Dirceu e Paulo Guedes.
Mas a incorporação das expressões criadas pelo grupo de funk Bonde do Tigrão ao dicionário de ofensas usado por políticos remonta à virada do século, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Desde 2001, no mesmo Paraná da família Francischini e Zeca Dirceu, a imprensa local registra uma provocação recorrente de Roberto Requião a seu adversário Alvaro Dias: de ser “tigrão” no estado, mas “tchutchuca” em Brasília.
O sinal que a nova pesquisa sobre a popularidade de Lula enviou para o mercado financeiro
O que a nova decisão de Moraes sinaliza sobre possível prisão de Bolsonaro
Componentes da Grande Rio denunciam ‘caos’ gerado por Virgínia Fonseca
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
‘A TV aberta está sob xeque’, diz Ernesto Paglia após demissão da Globo







