Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Por que a CPI desistiu de chamar Queiroga novamente para depor

Previsto inicialmente para semana que vem, novo depoimento do ministro da Saúde foi cancelado pelos membros da comissão, que deverão ouvir médico no lugar

Por Reynaldo Turollo Jr. Atualizado em 12 out 2021, 16h44 - Publicado em 12 out 2021, 16h43

A CPI da Pandemia no Senado desistiu de convocar novamente o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para prestar depoimento. Seria a terceira oitiva dele. Um importante membro da comissão afirmou que a avaliação majoritária foi de que a CPI não deveria dar palanque para o ministro de Jair Bolsonaro na reta final dos trabalhos. No lugar de Queiroga, o grupo estuda convocar para a próxima segunda-feira, 18, o médico Carlos Carvalho, que coordenou um estudo da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) que emitiu parecer contrário ao uso de medicamentos sem eficácia comprovada no combate à Covid-19.

Outras convocações feitas pela CPI acabaram virando palanque, conforme avaliaram reservadamente alguns membros do próprio colegiado. Foi o caso do empresário Luciano Hang, no final de setembro, que levou cartazes para exibir durante sua oitiva e acabou tendo a sessão marcada por bate-bocas. A próxima semana será a última da CPI, após quase seis meses de trabalho. A leitura do relatório final, elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), está prevista para terça-feira, 19, e sua votação, para o dia seguinte. A lista de investigados tem 37 nomes até o momento. Além deles, o relatório final deverá citar os filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e as deputadas Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP) por suposto envolvimento em disseminação de fake news durante a pandemia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.