Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Os 9 ofícios que Doria enviou a Pazuello e Queiroga sobre ‘kit intubação’

Governo de São Paulo vem se queixando desde o início de março da falta de medicamentos para tratar pacientes graves de Covid-19

Por Eduardo Gonçalves Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 abr 2021, 15h52 - Publicado em 15 abr 2021, 13h46

A possibilidade de escassez de medicamentos necessários para tratar pacientes de Covid-19 em estado grave, o chamado “kit intubação”, tende a ser o primeiro grande problema do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que tomou posse no dia 23 de março.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), vem alertando sobre a falta dos produtos desde março, quando a gestão anterior, do general Eduardo Pazuello, decidiu tomar medidas administrativas para centralizar a compra dos remédios do kit diante do agravamento da crise em todo o país.

Desde o dia 9 de março, o governo de São Paulo enviou nove ofícios ao Ministério da Saúde avisando sobre a urgência de reforçar os estoques dos medicamentos (confira aqui os documentos na íntegra) — os últimos cinco foram endereçados a Queiroga, enquanto os quatro anteriores foram encaminhados a Pazuello.

Primeiro ofício enviado pelo governo de São Paulo ao Ministério da Saúde alertando para a falta de medicamentos para intubação
Primeiro ofício enviado pelo governo de São Paulo ao Ministério da Saúde alertando para a falta de medicamentos para intubação (./Reprodução)
Primeiro ofício enviado pelo governo de São Paulo ao Ministério da Saúde alertando para a falta de medicamentos para intubação
Primeiro ofício enviado pelo governo de São Paulo ao Ministério da Saúde alertando para a falta de medicamentos para intubação (./Reprodução)

No último ofício, enviado na terça-feira, dia 13, o governo Doria afirma que os hospitais paulistas com leitos de Covid-19 estão em situação de “pré-colapso” e podem sofrer “desabastecimento dos medicamentos (…), caso o Estado não receba medicamentos adquiridos e requisitados pelo Ministério da Saúde”.

Continua após a publicidade

Nesta quinta-feira, dia 15, o governador foi às redes sociais declarar que ainda não recebeu nenhuma resposta do ministro.e que irá adotar “providências” para adquirir os medicamentos no mercado internacional. “É omissão e descaso do governo federal com a população”, acusou Doria.

Após reuniões com representantes dos estados e do legislativo, nesta quarta-feira, dia 14, Queiroga chegou a comentar sobre o tema, anunciando que deve receber em até dez dias os medicamentos por meio de uma iniciativa da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e que irá abrir um pregão internacional para adquirir novas remessas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.